Considerando a IDR, é correto afirmar que
na avaliação de adequação da dieta, caso a ingestão dietética esteja entre a necessidade média estimada (EAR) e a ingestão dietética recomendada (RDA), haverá risco de inadequação, e provavelmente, a prescrição ainda deve ser aumentada.
as recomendações de nutrientes a partir da IDR foram elaboradas a partir de estudos referentes à população brasileira e à norte-americana; por isso, podemos ter confiança ao recomendar tais valores a nossa população.
se a ingestão de um determinado nutriente estiver acima da ingestão dietética recomendada (RDA) e, ao mesmo tempo, um número expressivo de dias tiver sido avaliado por meio de um inquérito dietético, é provável que a ingestão esteja inadequada.
o limite superior tolerável de ingestão (UL) é o valor máximo de recomendação de nutrientes sem risco de apresentar efeitos adversos à saúde, e, portanto, apenas os médicos podem fazer suplementação com base nesses valores de referência.
na avaliação da adequação do consumo alimentar de um indivíduo, é preconizada a comparação mediante a ingestão dietética recomendada (RDA).