A respeito de políticas de alimentação e nutrição, assinale a opção correta.
A recente crise mundial de alimentos, agravada pela crise econômica, adiou a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, devido à dificuldade de fomentar ações sobre a capacidade de acesso aos alimentos.
O Plano Nacional para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) — 2011 a 2022 — define metas para os quatro principais fatores de risco das DCNT: dieta inadequada, consumo abusivo de álcool, tabagismo e inatividade física.
A nova edição da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) de 2012 tem como propósito estabelecer os elementos necessários para a erradicação das deficiências nutricionais, em especial nos bolsões de pobreza do país.
A implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA) é uma ação decorrente da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN), em especial após deliberação da sociedade civil na 5.ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional.
O PNAE, em conformidade com o Guia Alimentar da População Brasileira, define que 100% dos alimentos sejam provenientes da agricultura familiar, a fim de se garantir que a alimentação seja baseada em alimentos in natura ou minimamente processados.