Sobre os transtornos alimentares comuns de ocorrer na infância e adolescência, assinale a alternativa incorreta.
PICA: caracteriza-se pelo consumo persistente de substâncias não nutritivas por um período de pelo menos 1 mês. A substância típica ingerida tende a variar com a idade. Bebês e crianças mais jovens tipicamente comem tinta, reboco, cordões, cabelos ou tecidos. Crianças mais velhas podem comer fezes de animais, areia, insetos, folhas ou pedregulhos. Adolescentes e adultos podem consumir argila ou terra. Não existe aversão à comida. Este comportamento deve ser inapropriado em termos evolutivos e não deve fazer parte de uma prática culturalmente sancionada.
Transtorno de Ruminação: consiste na repetida regurgitação e remastigação de alimentos, que se desenvolve em um bebê ou criança após um período de funcionamento normal e dura pelo menos 1 mês. O alimento parcialmente digerido é regurgitado sem náusea, esforço para vomitar, repugnância ou transtorno gastrointestinal aparente. O alimento é então ejetado da boca ou, mais comumente, mastigado e engolido de novo.
Bulimina Nervosa: os sintomas são episódios recorrentes de compulsão periódica; comportamento compensatório inadequado e recorrente, com a finalidade de prevenir o aumento de peso, como autoindução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos. A Bulimia pode ser de dois tipos: purgativa ou sem purgação.
Transtorno de deglutição: o indivíduo apresenta recusa em deglutir os alimentos. Este transtorno pode se desenvolver em bebês ou crianças após um período de funcionamento normal e dura por pelo menos 1 mês. O alimento parcialmente digerido na boca não é deglutido e o indivíduo “cospe” o alimento. Os sintomas não são devido a uma condição gastrointestinal ou outra condição médica geral associada (por ex., refluxo esofágico) e não ocorrem exclusivamente durante o curso de Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa.
Anorexia Nervosa: caracteriza-se pelo temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo; o indivíduo se recusa a manter um peso corporal na faixa normal mínima. A anorexia pode ser de dois subtipos: a restritiva ou a do tipo compulsão periódica/purgativo.