Considere as assertivas sobre três teorias psicológicas a respeito do processo de desenvolvimento humano.
I. A personalidade é influenciada pela sociedade e se desenvolve por meio de uma série de crises de personalidade ao
longo do ciclo da vida.
II. Mudanças importantes no pensamento ocorrerão entre a primeira infância e a adolescência; as crianças desencadeiam
ativamente o desenvolvimento.
III. A interação social é central para o desenvolvimento cognitivo, com ênfase especial para a linguagem como um meio
essencial para aprender e pensar o mundo.
Os autores que se relacionam com I, II e III são, respectivamente
Cláudia teve um parto prematuro trigemelar, os três bebês foram encaminhados para a UTI neonatal, onde permaneceram por
quinze dias, em seguida passaram para um setor de menor complexidade. Ao final de um mês de internação, dois dos bebês
saíram de alta para casa e o terceiro continuou internado em função de uma infecção. Percebeu-se que o bebê internado teve
pouco contato com a mãe em função dos longos períodos sozinho.
Nesta situação, entende-se que cabe à psicóloga realizar a seguinte intervenção para cuidar do desenvolvimento saudável do
bebê internado:
Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.
I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.
II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os
sonhos ou à associação livre do adulto.
III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do
jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.
As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia:
Uma pesquisa investiga a relação entre variáveis que podem ser fatores de risco ou proteção para a depressão na adolescência,
trabalhando com variáveis independente, dependente e interveniente. Nesse caso,
A ciência psicológica tem vasta produção de teorias no que diz respeito aos processos de
desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo necessário consolidar
conhecimentos acerca desses processos nos jovens e adultos. As análises recentes acerca
desta questão apontam que
No que tange à produção do conhecimento em psicologia, muitos questionamentos têm sido
feitos às concepções naturalizantes de adolescência oriundas de algumas teorias
psicológicas. A partir dessa perspectiva crítica, a adolescência é definida como um
Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que
aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a
relação transferencial no âmbito educativo
Em sua teoria, Henri Wallon conferiu um papel primordial à afetividade na constituição e no
desenvolvimento do sujeito. Esse autor propõe que a afetividade e a congnição
O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos
conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como
uma disposição causada