Q132532 - Instituto Legatus Psicólogo 2015
Ignacio Martín-Baró assinalou que a psicologia devia estar orientada para a libertação dos povos oprimidos. A Psicologia da Libertação tem como objetivo:
A)Demonstrar que todos os significados são construídos socialmente por meio da linguagem e devem ser contextualizados para que sejam avaliados e trabalhados de modo a ampliar possibilidades.
B)Libertar a psicologia de sua origem como ciência ao lado dos opressores e com base na cultura ocidental, como uma ciência que não contribui à humanização das pessoas, e sim à sua alienação.
C)Questionar sistematicamente a psicologia dominante, assim como a elaboração e aplicação de formas alternativas de teorias e práticas psicológicas.
D)Conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando, assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo. No existencialismo, o ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão e, na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.
E)O campo clínico, com as técnicas de trabalho e estudos que visam a dar ao homem as condições necessárias para seu próprio crescimento.
Responder