Q129649 - FCC Psicólogo 2018
Com base na Psicologia Social Comunitária, as ações desenvolvidas pelos psicólogos na Assistência Social são caracterizadas
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia Comunitária que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Com base na Psicologia Social Comunitária, as ações desenvolvidas pelos psicólogos na Assistência Social são caracterizadas
Leia o texto a seguir:
As instituições são manifestações e concretizações das realidades da vida em sociedade. Não precisam de estabelecimentos para existirem, mas sempre se estabelecem, criam suas leis, suas regras, seus códigos, suas ideologias. Impõem costumes, prêmios e punições, transmitem valores e estabelecem limites. Produzem coisas ou pessoas, mas também protegem, dão garantias; alimentam egos e ilusões e servem como projeção para as fraquezas e anseios da alma humana. São espaços de mediação, como dissemos, entre a vida individual e a vida coletiva.
NASCIUTTI, Jacyara C. Rochael. A instituição como via de acesso à comunidade. (p.110) In: Psicologia Social Comunitária.
Tendo como base o texto acima apresentado, infere-se que as instituições e a psicologia comunitária:
I. As relações que se estruturam entre o individual e o coletivo não são estáticas pois, existe uma dinâmica institucional.PORQUE
II. A Psicologia Comunitária, na atualidade, demonstra a luta pelos direitos humanos e contra a violência.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Sobre o papel do Psicólogo em comunidades e processos grupais, assinale a alternativa CORRETA
No que se refere à psicologia social, relacione as colunas e assinale a alternativa correta: COLUNA I 1- Psicologia social 2- Objeto de estudo da Psicologia Social Psicológica 3- Centro de Referência de Assistência Social - CRAS 4- Campo de ação da psicologia social COLUNA II ( ) Comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo. ( ) É um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. ( ) Deverá contar com uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações necessariamente nele ofertados. Deverá ampliar a referência de profissionais, caso oferte diretamente outros serviços, programas, projetos e benefícios. ( ) Procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) no que tange à psicologia social. A respeito de tais experiências, a autora menciona, inclusive no âmbito da saúde mental da população, que “são feitas por equipes multidisciplinares e têm oscilado entre um atendimento convencional a indivíduos com queixas de teor emocional e trabalhos educativos sobre saúde mental junto a pais, famílias, escolas e associações locais de moradores” (p. 211). Contudo, mais recentemente, muitas dessas experiências já romperam plenamente com a convencionalidade devido à influência significativa de uma perspectiva sócio-histórica nos segmentos da psicologia social e da saúde. Tendo em vista a referida influência, analise as proposições acerca da articulação entre psicologia social e saúde.
I. As crises pessoais, familiares e profissionais, propiciadas por ansiedade, angústia e medo exigem reflexão e revisão de saberes e práticas, principalmente no que se refere ao sigilo, à biotecnologia e à intervenção de alto risco na assistência à saúde. II. A interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma atuação secundária em saúde, visto que as crises pessoais, familiares e profissionais destituem-se de intervenção nesse setor. III. O posicionamento ético do profissional da psicologia na assistência à saúde, mesmo que não seja implicado por necessidade de revisão de normas de conduta profissional, sofre influência e levam-no a reflexão e até conflitos mediante as problemáticas pessoais, familiares e profissionais desencadeadas por ansiedade, medo e angústia dos sujeitos assistidos. IV. O profissional da psicologia presente nas instituições de saúde tem a sua prática atravessada por vivências de grande significado na vida das pessoas, muito além de demandas comportamentais; e mesmo que o psiquismo seja uma expressão subjetiva da realidade, a saúde, nessa concepção, consiste em um processo dinâmico, ativo e de busca de equilíbrio tais que inviabiliza o entendimento de uma saúde plena.Estão corretas apenas as afirmativas
As práticas de intervenção psicossocial na comunidade “se inserem em um movimento de superação do modelo
clínico tradicional e de produção de estratégias inovadoras” (Oliveira & Caldana, 2014, p. 184), todas pautadas em um
paradigma psicossocial, o qual evidencia quatro parâmetros fundamentais que abrangem: a implicação subjetiva, a
horizontalização das relações intrainstitucionais, a integralidade das ações territoriais e a superação da ética da
adaptação. Sobre o parâmetro da superação da ética da adaptação, é correto afirmar que
A interseção da psicologia social com a saúde coletiva, a educação, o trabalho e os direitos humanos exige do psicólogo a compreensão das dimensões e peculiaridades institucionalizantes desses setores, com suas respectivas representatividades, seja em segmento público ou privado. Tendo isso em vista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A análise institucional permite ao psicólogo estabelecer contato direto com a clientela; e a compreensão das relações interpessoais com características tanto de simbiose, quanto de ambiguidade nos vínculos em diferentes tipos de instituições. ( ) No âmbito da saúde, a operação do trabalho em grupos viabiliza a compreensão das particularidades das relações interpessoais, e dos indicadores de complexidade da prevenção e promoção da assistência em saúde, traduzindo o princípio da integralidade. ( ) A instituição pode ser concebida como um agregado de definições de um contexto social e de condutas aos quais classifica e segrega, atribui valores e decisões indicadoras, proibidas ou até indiferentes, principalmente no que concerne aos hábitos não explicitados. ( ) No campo educacional, o psicólogo direciona sua atuação para as ações voltadas para a cidadania, no contexto que caracteriza a própria escola, nas propostas de ensino e aprendizagem, mas destitui-se de ações cujo objetivo seja romper com as dicotomias intrínsecas a essa instituição, tais como planejamento/execução e aluno/professor.A sequência está correta em
“A inserção do psicólogo nas políticas públicas cresceu muito nos últimos dez anos. Essa atuação foi acompanhada pela construção, na psicologia, do compromisso social, com a participação de psicólogos e psicólogas de todo o país. A partir dessa perspectiva é valorizada a construção de práticas comprometidas com a transformação social, em direção a uma ética voltada para a emancipação humana.”
(CFP/CFESS, 2007, p. 20.)A citação trata dos parâmetros para atuação de psicólogos na política de assistência social. Em relação aos referidos parâmetros, esses profissionais precisam
A psicologia comunitária surge, no Brasil, em meados da década de 60, buscando deselitizar a profissão por um lado e, por outro, buscando a melhoria das condições de vida da população trabalhadora, por meio da utilização de teorias e métodos da psicologia em comunidades de baixa renda. O Psicólogo, nesse sentido, atua como:
Ignacio Martín-Baró assinalou que a psicologia devia estar orientada para a libertação dos povos oprimidos. A Psicologia da Libertação tem como objetivo: