Q131616 - IFB Psicólogo 2016
Com a introdução dos Temas Transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
buscou-se caminhos para lutar contra os diversos tipos de preconceitos e de comportamentos
discriminatórios. No entanto, os educadores podem elaborar o conteúdo desses temas transversais
baseando-se na sua experiência profissional e nas peculiaridades de seus meios. Considerando
essa afirmativa, e conforme publicação do MEC (2005), assinale a alternativa CORRETA :
A)Ao instituir a Pluralidade Cultural como Tema Transversal, de acordo com os PCNs, a
experiência educativa das comunidades e sua história oral foram incorporadas à educação
formal de forma universalizada, facilitando a construção de um sentimento de identificação
pelos conteúdos ensinados e pelos currículos escolares.
B)A memória coletiva e a história da comunidade negra interessam aos alunos de ascendência
negra em oposição ao saber sistematizado da cultura dominante, já que este segmento étnico,
tendo em vista as condições desiguais nas quais se desenvolveu, não contribuiu para a formação
da identidade nacional, que agrega somente o segmento branco.
C)Apesar da autonomia do professor no desenvolvimento do currículo escolar, deve-se incorporar
todo o universo de valores que o aluno já carrega através desse outro currículo em que foi formado
por sua socialização, pois a escola, enquanto instituição socializadora, tem o dever de reforçar
indiscriminadamente as matrizes culturais a partir das quais se constrói a identidade dos alunos.
D)O que se propõe, ao incorporar a experiência educativa das comunidades no desenvolvimento
dos currículos escolares, é considerar a identidade dos alunos atentando para a especificidade da
herança cultural que carregam e possibilitar que se amplie paulatinamente o universo da experiência
e a visão de mundo dos alunos, para que possam ter acesso à universalização do saber.
E)Em suas múltiplas variedades, o saber que se condensa nas culturas populares é um importante
fator de afirmação da identidade brasileira. Por conseguinte, os conteúdos escolares devem
ressaltar as expressões folclóricas para que a escola consiga avançar na relação entre saberes
escolares/ realidade social/diversidade étnico-cultural.
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