Considerando os diversos fundamentos teóricos que orientam a prática do Psicólogo no hospital, analise as afirmações abaixo e assinale a INCORRETA.
Não raro, entre os pacientes em processo de tratamento e hospitalização, observa-se a recorrência a mecanismos defensivos, como a regressão, quando, por exemplo, duvidando dos exames feitos, exigem-se outros para confirmação do diagnóstico.
Para os pacientes terminais, a fase da depressão, que se segue à de negociação ou barganha, ocorre quando, por exemplo, têm ciência de seu estado frágil e debilitado, que lhes impõe a certeza da morte.
O sentimento de despersonalização pode ser vivenciado tanto pelo paciente, enquanto uma reação ao tratamento desindividualizado que lhe é dado, como pelo profissional de saúde. Nesse caso, como uma reação de insensibilidade emocional adquirida para lidar com as ansiedades decorrentes de sua atividade prática.
Dentre os objetivos possíveis para a intervenção terapêutica no âmbito hospitalar, temos a reorganização da condição de autocuidado, a adesão ao esquema terapêutico e a adaptação ao processo de hospitalização.
Um paciente internado, por exemplo, com uma doença crônica grave, vivencia uma condição de sofrimento, a qual pode se associar ao temor sobre a perda do controle da autonomia física e cognitiva ou ao medo e à insegurança diante de estranhos, enfermeiros e médicos, que têm o poder de agir sobre seu corpo.