Disciplinas Serviço Social Trabalho e Serviço Social Questões de concursos sobre "Trabalho e Serviço Social" | Serviço Social - página 66 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Trabalho e Serviço Social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q32580 - FCC Analista Judiciário - Serviço Social 2009
Os capitais financeiros e as chamadas multinacionais condicionam seus empréstimos e seus investimentos produti- vos aos ajustes políticos e institucionais dos Estados nacionais. Assim, os Estados nacionais vêm sendo pressionados a aceitar as exigências da globalização, que são essenciais ao desenvolvimento do capitalismo mundial. Destaca-se dentre essas exigências a
A)regulamentação da entrada e saída de capitais dos países.
B)regulação das relações de trabalho, proporcionando o pleno emprego, respaldado na prosperidade econômica e na segurança da renda.
C)universalização dos serviços sociais, visando atingir a todos indistintamente, de forma incondicional.
D)aquisição de autonomia por parte dos cidadãos, ou seja, a possibilidade de suprirem suas necessidades vitais, especiais, culturais, políticas e sociais.
E)redução dos gastos públicos, portanto, de serviços públicos.
Responder
Q32624 - FUMARC Técnico Judiciário 2012
De acordo com Iamamoto (1995), pode-se considerar na análise da prática social que o fatalismo e o messianismo utópico fundamentam-se nos entendimentos abaixo relacionados, EXCETO:
A)As expressões da prática profissional são apreendidas através de um processo de parcialização progressiva da totalidade da vida social, revelador da concretude do real.
B)A prática profissional constitui-se no embate radical contra o materialismo vulgar e contra o idealismo visto que o objeto não pode ser considerado mero produto da consciência.
C)A prática social restrita a qualquer atividade desempenhada pelo assistente social.
D)A prática profissional pressupõe a eficácia técnica, o resultado imediato e visível, quantificadamente mensurável.
Responder
Q32626 - FUMARC Técnico Judiciário 2012
Segundo Iamamoto (2007), todo processo de trabalho implica matéria-prima ou objeto sob o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potencializam a ação do sujeito sobre o objeto; a própria atividade é um produto. Pensando agora no Serviço Social, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: I. Objeto de Trabalho. II. Instrumentos ou meios de trabalho. III. A própria atividade. IV. O produto do trabalho. ( ) Supõe decifrar traços sócio culturais que sustentam o imaginário da profissão na sociedade. ( ) Programas, serviços, benefícios, reprodução material, social, política e ideológica dos indivíduos sociais. ( ) As múltiplas expressões da questão social. ( ) As bases teórico metodológicas, sendo que parte deles depende da organização da atividade pela instituição. Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA da segunda coluna:
A)II, I, III, IV.
B)I, IV, III, II.
C)III, IV, I, II
D)I, III, II, IV
Responder
Q32627 - FUMARC Técnico Judiciário 2012
Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: a competência ético-política, a competência teórico-metodológica e a competência técnico-operativa. Com relação a estas competências, assinale a alternativa INCORRETA:
A)A competência ético-política refere-se ao necessário posicionamento político do (a) assistente social em face das questões que se apresentam na realidade social o que implica assumir valores ético-morais que sustentam seu trabalho, valores estes expressos no Código de Ética Profissional.
B)A competência teórico-metodológica requer qualificação do (a) profissional para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isto, faz-se necessário um rigor teórico e metodológico que lhe possibilite compreender a dinâmica aparente e periférica da sociedade.
C)Com relação à competência técnico-operativa, o (a) profissional deve conhecer, se apropriar e, sobretudo criar um conjunto de habilidades técnicas que lhe possibilitem desenvolver ações profissionais qualificadas, junto à população usuária e às instituições, que responda tanto às demanda colocadas quanto aos objetivos por ele (a) estabelecidos.
D)Esta divisão em competências tem o cunho meramente didático, considerando que, se desenvolvidas separadamente, retornamos ao passado do Serviço Social, caracterizado, dentre outras coisas, pela fragmentação e despolitização.
Responder
Q32629 - FUMARC Técnico Judiciário 2012
Por que Iamamoto defende a substituição do termo “prática” pela categoria “trabalho”? Assinale a alternativa INCORRETA.
A)Enquanto ato consciente, o trabalho possui uma dimensão ética, como atividade normativa direcionada a fins.
B)O trabalho dispõe de uma centralidade na vida dos homens por tratar-se de um elemento constitutivo do ser social.
C)Sendo o trabalho uma atividade prático-concreta, ele opera mudanças na matéria ou no objeto a ser transformado, mas não no sujeito, na subjetividade do indivíduo.
D)Porque o termo trabalho profissional possibilita mediatizar a interconexão entre o exercício do Serviço Social e a prática da sociedade.
Responder
Q32632 - FUMARC Técnico Judiciário 2012
Com relação à dicotomia entre teoria e prática, à luz de Iolanda Guerra (2007), assinale a proposição VERDADEIRA.
A)O paradigma da racionalidade formal-abstrata possibilita ao profissional assistente social responder às necessidades instrumentais da ação profissional em nível do conhecimento empírico, através de operações lógico-formais.
B)A “ausência de teoria” no Serviço Social é a causa da limitação ou restrição dos profissionais à execução de atividades técnicas.
C)A responsabilidade maior do exercício profissional do assistente social é a de promover transformações na sociedade e sua intervenção independe de uma direção política.
D)No processo de conhecimento, na escolha de referências teóricas capazes de proporcionar explicações mais aproximadas possíveis da realidade, a posição dos sujeitos, ou o fator subjetivo é de importância secundária.
Responder
Q32639 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Considerando o ECA, é pertinente ao trabalho do Serviço Social, em uma perspectiva crítica, estar centrado
A)na idéia de que cabe ao cliente aderir ao sistema judiciário como uma opção de saída para seus problemas com a lei; procurar desempenhar uma atividade útil à instituição que contrata o Serviço Social, que detém as possibilidades de reconhecimento social do menor infrator.
B)na perspectiva a-histórica do delito do menor ou adolescente; o fenômeno do crime é um ato isolado e, por isso, deve ter um tratamento específico e tópico por parte do assistente social.
C)na perspectiva de totalidade funcional do ato em relação à sociedade; a intervenção profissional do Serviço Social deve enquadrar o ato infracional como uma disfunção do praticante em relação à sociedade.
D)na perspectiva de totalidade crítica do ato em relação à sociedade; a criança é o cliente, e o Judiciário é o meio para a restauração da ordem.
E)nos usuários, vistos como sujeitos de direitos; procurar desempenhar uma práxis que considere as individualidades desse usuário; valorizar o usuário, no sentido de que ele possa construir caminhos para o acesso e o usufruto de seus direitos e possa, a partir deles, interferir no rumo da história de sua sociedade.
Responder
Q32651 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
O assistente social tem sido historicamente contratado pelo Estado para desenvolver a sua intervenção profissional. Um espaço sócio-ocupacional em crescimento e de destaque para o Serviço Social refere-se às instituições do Poder Judiciário. Não constitui demanda dirigida a esse profissional no âmbito do Judiciário o(a)
A)violência contra a mulher.
B)violação dos direitos da criança e do adolescente.
C)abuso de álcool e de outras drogas.
D)saúde do trabalhador.
E)gestão de políticas públicas.
Responder
Q32652 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Diante dessa contradição, é correto afirmar que o assistente social
A)possui autonomia relativa no seu exercício profissional, resultante dos contraditórios interesses que influenciam a condução do seu trabalho profissional.
B)não usufrui de autonomia no seu exercício profissional.
C)goza de plena autonomia para o seu exercício profissional.
D)não desposa de autonomia no seu exercício profissional, em virtude do fato de o seu direito ir até onde o direito do outro termina.
E)desfruta de autonomia integral no seu exercício profissional, estando condicionado pelas lutas por hegemonia na sociedade capitalista contemporânea.
Responder