Disciplinas Serviço Social Serviço Social no campo sócio jurídico Questões de concursos sobre "Serviço Social no campo sócio jurídico" | Serviço Social - página 20 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Serviço Social no campo sócio jurídico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q32535 - FCC Agente de Defensoria - Assistente Social 2010
A Defensoria Pública tem como uma de suas atribuições promover "a orientação e a representação judicial das entidades civis que tenham dentre as suas finalidades a tutela de interesses dos necessitados, desde que não disponham de recursos financeiros para a atuação em juízo". Nesta linha, coube ao assistente social realizar a avaliação de determinado programa social, devendo compreender avaliação como: I. deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando- se pelo método científico e apresentando caráter público. Incluem-se necessariamente as dimensões técnico-metodológica e política de forma articulada. II. executadas somente no post factum, pois os resultados podem ser alterados durante o processo de execução dos programas e projetos sociais. III. deliberadas, sistemáticas e complexas, orientando- se pelo método científico e apresentando caráter público, sem, contudo incluir a dimensão política para não prejudicar a avaliação técnico-metodológica. É correto o que se afirma APENAS em:
A)I.
B)II.
C)III.
D)I e II.
E)II e III.
Responder
Q32609 - FUNCAB Técnico 2014
A assistência ao preso, ao internado, ao egresso e a seus dependentes constituem ações que consolidam um movimento de promoção:
A)do órgão público.
B)dos direitos dos apenados.
C)da rede de geração de renda.
D)do sistema penitenciário.
Responder
Q32641 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
A respeito da fundamentação de uma intervenção típica do Serviço Social em processo judicial, é correto afirmar que esta se deve
A)ater ao projeto ético-político como fonte técnico-operacional exclusiva da profissão apta a responder pelo detalhamento da demanda típica do Judiciário.
B)reportar aos direitos sociais constitucionalmente previstos, muitos deles consolidados ou em vias de consolidação em legislação específica. Nesse sentido, deve-se conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Orgânica da Assistência Social, o Estatuto do Idoso, a Política de Seguridade Social, o Código Civil.
C)ater, não só aos fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social, mas aos manuais da profissão, para adequá-los às necessidades do Judiciário.
D)reportar aos direitos sociais, para informar o magistrado sobre o que está contido no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Orgânica da Assistência Social, no Estatuto do Idoso, na Política de Seguridade Social, no Código Civil.
E)reportar ao projeto ético-político-profissional nos artigos concernentes à atuação no Judiciário.
Responder
Q32642 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
A contribuição do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece, geralmente, por meio de um estudo
A)de caso. Trata-se de um instrumento que não tem valor pericial, mas complementa a perícia que pode ser feita pelo profissional de Serviço Social ou de áreas afins.
B)social. Trata-se de instrumento equivalente à perícia especializada, que pode ser feita pelo assistente social ou outro profissional do quadro do Poder Judiciário.
C)de caso que é típico da formação do Serviço Social na década de 60 do século XX e que o Poder Judiciário hoje está reaproveitando.
D)social. Trata-se de um instrumento equivalente à perícia social que, necessariamente, é realizada por um profissional graduado em Serviço Social.
E)social, que pode ser feito por qualquer profissional da área social, desde que seja do quadro efetivo do Poder Judiciário.
Responder
Q32643 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
A instrução social é uma prática profissional do Serviço Social que faz parte
A)da instrução processual, ou seja, conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um parecer. É uma atividade da profissão que serve de referência ou prova documental que vai contribuir para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide.
B)do processo penal que pode ou não ser relativa ao domínio específico da área de Serviço Social, pois se trata de um informe que o magistrado pode ou não levar em consideração.
C)da instrução processual em que o Serviço Social decide sobre um laudo, e o magistrado apenas encaminha a decisão.
D)do processo penal que necessariamente tem de ser do domínio da área do Serviço Social, mas que o magistrado pode levar em consideração, pois é ele quem decide.
E)do processo penal, ou seja, expõe conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um parecer. É uma atividade da profissão que serve de referência ou prova documental que vai contribuir para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide.
Responder
Q32644 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Considerar as instruções sociais de processos, sentenças e decisões judiciais na perspectiva da área de Serviço Social é
A)levar em conta o caso em si, mediante a pesquisa em sentido único e particular, pois é na sua singularidade que atua o profissional de Serviço Social, independentemente do contexto e das determinações societárias.
B)evitar a interpretação da realidade social, pois a interpretação jamais estará isenta de valores pessoais que irão enviesar os dados do processo.
C)sustentar a tese da lei em qualquer situação, por isso o argumento do assistente social deve ouvir primeiro o advogado responsável pelo caso.
D)fundamentar a instrução, com a finalidade de informar o defensor público ou o magistrado segundo o que diz a lei.
E)levar em conta a realidade socioeconômica e cultural dos usuários do sistema, desvelando a realidade social em suas conexões e determinações tanto amplas quanto particulares.
Responder
Q32651 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
O assistente social tem sido historicamente contratado pelo Estado para desenvolver a sua intervenção profissional. Um espaço sócio-ocupacional em crescimento e de destaque para o Serviço Social refere-se às instituições do Poder Judiciário. Não constitui demanda dirigida a esse profissional no âmbito do Judiciário o(a)
A)violência contra a mulher.
B)violação dos direitos da criança e do adolescente.
C)abuso de álcool e de outras drogas.
D)saúde do trabalhador.
E)gestão de políticas públicas.
Responder