Disciplinas Serviço Social Serviço Social na Educação Questões de concursos sobre "Serviço Social na Educação" | Serviço Social - página 10 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Serviço Social na Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q32093 - COPEVE-UFAL Assistente social 2011
Quanto aos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, criados em cada esfera de governo, é incorreto afirmar que está previsto em sua legislação que
A)o presidente dos conselhos será eleito por seus pares em reunião do colegiado, sendo impedido de ocupar a função o representante do governo gestor dos recursos do Fundo no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
B)esses conselhos foram instituídos para o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos.
C)os conselhos dos Fundos atuarão com autonomia, sem vinculação ou subordinação institucional ao Poder Executivo local e serão renovados periodicamente ao final de cada mandato dos seus membros.
D)a atuação dos membros dos conselhos dos Fundos será remunerada.
E)os conselhos poderão, sempre que julgarem conveniente, por decisão da maioria de seus membros, convocarem o Secretário de Educação competente ou servidor equivalente para prestar esclarecimentos acerca do fluxo de recursos e da execução das despesas do Fundo.
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Q32146 - FUNIVERSA Analista - Serviço Social 2010
Considerando a inserção do assistente social na política de educação, é correto afirmar que
A)o assistente social atua como um orientador pedagógico.
B)o assistente social não acolhe as demandas das famílias, apenas as dos estudantes.
C)o assistente social no campo é responsável por lidar diretamente com os problemas de saúde dos professores.
D)o assistente social favorece a relação famíla-escola-comunidade, ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo-as no processo educativo.
E)o assistente social atua somente nas escolas da rede pública de ensino.
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Q32147 - FUNIVERSA Analista - Serviço Social 2010
A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.
A)Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar.
B)Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e o rendimento do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania.
C)Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como daqueles que objetivem prestar esclarecimentos e informações acerca de doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.
D)Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar do aluno.
E)Elaboração de pareceres escolares para a instrução de processos judiciais.
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Q32148 - FUNIVERSA Analista - Serviço Social 2010
A educação especial constitui um dos eixos constituintes da LDB — Lei n.º 9.394/1996. Assinale a alternativa que não apresenta uma garantia assegurada aos educandos com necessidades especiais.
A)Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades.
B)Certificação específica e coadunada ao tipo de deficiência do educando.
C)Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
D)Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
E)Educação especial para o trabalho, visando à efetiva integração do educando com necessidades especiais à vida em sociedade, criando condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.
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Q32149 - FUNIVERSA Analista - Serviço Social 2010
A LDB — Lei n.º 9.394/1996 — formula uma classificação para as instituições privadas de ensino. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos tipos de instituição presentes na classificação da LDB.
A)Filantrópicas, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
B)Particulares, em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentem as características das instituições filantrópicas, comunitárias e confessionais.
C)Particulares, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem à orientação confessional e a ideologias específicas.
D)Beneficentes, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por órgão público, com a finalidade de dar atendimento prioritário a educandos com necessidades especiais e a idosos.
E)Filantrópicas, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem à orientação confessional e a ideologias específicas.
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Q32150 - FUNIVERSA Analista - Serviço Social 2010
Assinale a alternativa que corresponde a um dos princípios da Educação conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) — Lei n.º 9.394/1996 —, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
A)Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, especialmente para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
B)Universalização do ensino médio gratuito.
C)Gestão democrática do ensino público, na forma da LDB e da legislação dos sistemas de ensino.
D)Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
E)Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
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Q32151 - FUNIVERSA Analista - Serviço Social 2010
Em 2007, o Ministério da Educação, após anos de reivindicação das organizações estudantis e dos gestores das IFES, instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cuja finalidade é contribuir com “a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de repetência e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras” (MEC, P.N nº. 39, 2007, p.1º, Art.3º). Com relação à assistência estudantil, assinale a alternativa correta.
A)Os programas de assistência estudantil compreendem moradia, alimentação, transporte, assistência à saúde e apoio pedagógico.
B)Os programas de assistência estudantil seguem a tendência da assistência social contemporânea de serem prestados na forma de serviços, e não em benefícios, como bolsas.
C)Os programas de assistência estudantil têm recebido aportes suficientes para garantir a manutenção de estrutura para moradia e alimentação estudantil: casas e restaurantes universitários.
D)Aos beneficiários das bolsas estudantis, em geral, não se tem pedido contrapartida na forma de prestação de serviços.
E)Poucos estudantes de baixa renda do ensino superior apresentam demandas de serviços que assegurem a sua permanência na universidade.
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Q32389 - CESPE Assistente social 2010
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A)A educação escolar, ao vincular-se à prática social, renega o mundo do trabalho.
B)A educação como dimensão da vida social possui caráter ontológico.
C)A educação emancipadora está condicionada à educação escolarizada.
D)A atuação dos assistentes sociais na política educacional voltase, exclusivamente, para o interior dos estabelecimentos educacionais mais tradicionais.
E)A escola como espaço estratégico no acesso às políticas sociais tem resultado em um processo tranquilo, principalmente no âmbito do ensino fundamental.
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Q32520 - FCC Analista do Ministério Público – Especialidade Serviço Social 2009
A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa. Esses programas, incluídos nos planos nacionais de Educação, têm como objetivos
A)integrar todos os estabelecimentos de ensino fundamental ao sistema nacional de avaliação e deliberar medidas corretivas.
B)realizar atividades-meio necessárias ao funcionamento de sistemas de ensino e implementar ações educativas.
C)incentivar o uso e a manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino.
D)elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.
E)promover e realizar programas de capacitação para o trabalho.
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Q32601 - CEPS-UFPA Assistente de Alunos 2015
A educação, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, Lei nº 9.394/96, tem por
finalidade o(a)
A)pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral e esportivo de todos os alunos visando a sua realização
pessoal.
B)pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o
trabalho.
C)preparação do educando para a realização de seus sonhos.
D)garantia de que o Estado e a família assegurem um futuro digno ao educando.
E)conquista espacial para a felicidade plena do educando.
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