De acordo com Guerra (2009), para atender as
competências profissionais, ressaltam-se as possibilidades
da pesquisa, tendo em vista, por um lado, a apreensão das
reais condições de trabalho dos assistentes sociais como
elemento fundamental para o exercício profissional
qualificado, visando alcançar os objetivos e metas
pretendidos, e, por outro lado, têm-se
A dimensão investigativa assume papel decisivo para o
serviço social, possibilitando aliar formação com
capacitação, condições indispensáveis tanto ao patrimônio
intelectual quanto à intervenção profissional. Desta forma,
em que momentos os assistentes sociais exercitam a
dimensão investigativa?
A conjuntura atual requer do assistente social um perfil que
tenha por base a competência crítica, sendo capaz de pensar,
analisar, pesquisar e decifrar a realidade. Para tanto, a
dimensão investigativa
A prática do/da assistente social visa favorecer transformações na realidade em que a atua. Sendo assim, a formulação do
projeto profissional deve ser composta, dentre outros, por um dos elementos fundamentais:
A pesquisa social favorece a obtenção de novos conhecimentos acerca da realidade social, e cada tipo de pesquisa tem um
objetivo específico. Sendo assim, a pesquisa com objetivo de identificar fatores que contribuem para um determinado fenômeno
é denominada pesquisa
O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma
feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à
defesa do trabalho e dos trabalhadores. Os (as) assistentes
sociais atuam nas manifestações mais contundentes da
questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos
sociais de distintos segmentos das classes subalternas em
suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas
pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de
cidadania e nas correspondentes políticas públicas. Desse
modo podemos afirmar que os (as) assistentes sociais realizam
nos espaços ocupacionais:
I. assessorias, consultorias e supervisão técnica; subsídio
na formulação, gestão e avaliação de políticas,
programas e projetos sociais.
II. instrução de processos sociais, sentenças e decisões,
especialmente no campo sociojurídico; estudos
socioeconômicos e orientação social a indivíduos,
grupos e famílias, predominantemente das classes
subalternas.
III. a mobilização social dos segmentos e práticas
educativas.
IV. formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa
e de atuação técnica, além de execução de função de
magistério, direção e supervisão acadêmica.
Assinale a alternativa CORRETA.
O movimento da realidade sócio-histórica, ao reproduzir-se
altera diversos aspectos da vida social e, ao fazê-lo, incide
também sob as demandas institucionais e socioprofissionais
postas ao Serviço Social. São cada vez mais diversificadas as
refrações da “questão social” e suas complexas relações na
medida em que se universalizam aspectos de barbarização da
vida social em função da crise na qual o capital está imerso nas
últimas décadas. Portanto podemos afirmar que: I. são cada vez mais frágeis as bases universais das
políticas sociais brasileiras em face dessa massificação
da “questão social”.
II. a implementação das políticas sociais brasileiras nesse
contexto assume, muitas vezes, para os profissionais
nela envolvidos a forma da “frustração” ou da “ausência
de resultados”. III. a pesquisa é um recurso privilegiado para o
enfrentamento desse quadro já que as alternativas e
propostas de intervenção são tão mais eficientes quanto
mais próxima estejam da realidade que a demandou.
IV. a formação profissional do Assistente Social necessita
contemplar a aquisição de habilidades apenas no
terreno técnico-operativo para demandar ações
interventivas eficazes.
Assinale a alternativa CORRETA.
Q24440 - FCC Analista Judiciário - Serviço Social 2018
A formação profissional supõe um projeto pedagógico com valores e diretrizes. Nesse projeto, ao processo sistemático de ações
com vistas a investigar e interpretar um objeto, dá-se o nome de