Questões de concursos sobre "Matricialidade Sociofamiliar" | Serviço Social - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Matricialidade Sociofamiliar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q32133 - CONSULPLAN Assistente social 2010

Tomando como parâmetro a Política Nacional de Assistência Social (2004), documento fundamental na construção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta:
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Q32161 - FUNIVERSA Analista - Serviço Social 2010

A família apresenta-se no contexto do Sistema Único de Assistência Social como unidade central para efetivação dos serviços socioassistenciais. O trabalho com famílias passa a ser exigido constantemente aos assistentes sociais. É necessário estabelecer uma metodologia de trabalho com famílias, tendo em vista condições básicas. 



Assinale a alternativa que não apresenta uma das condições de realização do trabalho com famílias.
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Q32250 - IF-SE Assistente social 2010

O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial e, ainda, os eixos estruturantes e de subsistemas conforme descritos, exceto:
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Q32456 - FCC Analista Judiciário - Assistência Social 2009

O Assistente Social ao atuar com enfoque que privilegie a matricialidade familiar deve adotar metodologias de intervenção que
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Q32459 - FCC Analista Judiciário - Assistência Social 2009

As políticas sociais no Brasil têm adotado o enfoque da matricialidade familiar. A política de assistência social editada em 2004 assume o conceito de que a família
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Q32493 - FCC Analista do Ministério Público – Especialidade Serviço Social 2009

A PNAS ? Política Nacional de Assistência Social, bem como várias outras políticas sociais brasileiras, focam suas ações na família. Um dos princípios da PNAS é o da matricialidade familiar. Esse princípio dispõe que nos trabalhos a serem realizados com as famílias DESCONSIDERE- SE
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Q32547 - FCC Analista Judiciário - Serviço Social 2008

A família está, atualmente, no centro das políticas de proteção social. Exemplo disso é a centralidade atribuída à família na política de Assistência Social. Assim sendo, as funções da família e das políticas sociais são
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Q32604 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2010

A sociedade como um todo, mas, sobretudo, os trabalhadores sociais e gestores de políticas públicas precisam reavaliar o olhar estigmatizante que fatalmente é dirigido às famílias que saem do padrão ideal da família nuclear, legalmente constituída, com o casal parental presente, fundada sobre uma única relação conjugal, com o pai provedor. Ao mesmo tempo, estudos revelam importantes relações entre a delinquência juvenil e a dinâmica familiar, notadamente a falta da figura paterna. 

Com relação às famílias contemporâneas e às novas constelações familiares, assinale a alternativa correta.
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Q32605 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2010

Para sentir-se um cidadão, ou seja, para sentir-se sujeito de direitos e se assumir enquanto sujeito de deveres, é fundamental o sentimento de pertencer a uma comunidade. É no sentimento de pertença que se alicerça a autonomia. Assinale a alternativa que não corresponde aos princípios do desenvolvimento do adolescente no contexto sociofamiliar.
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Q32606 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2010

Situando a adolescência como uma fase específica do desenvolvimento humano que se caracteriza por mudanças e transformações múltiplas fundamentais para que o ser humano possa atingir sua maturidade e se inserir na sociedade no papel de adulto, julgue os itens subsequentes. 

I A adolescência é muito mais do que uma etapa de transição. É um espaço precioso para receber influências, em especial do mundo extrafamiliar. Por essa razão, pode-se prescindir de ações socioeducativas integradas com as famílias.

II A adolescência, no contexto da realidade brasileira, deve ser abordada como uma realidade hegemônica, apesar da grande diversidade e da desigualdade das regiões e municípios brasileiros, tanto em seus aspectos naturais quanto nos sociais e culturais.

III Se, por um lado, encontra-se na sociedade atual o fenômeno da adolescência prolongada, a realidade brasileira aponta para um significativo contingente populacional de crianças que, pelas condições de pobreza de suas famílias, ficam impedidas de viver plenamente essa etapa do desenvolvimento, na medida em que são obrigadas a uma inserção precoce no mercado de trabalho.

IV A adolescência traz desafios constantes, que exigem disponibilidade e competências específicas. As ações educativas bem sucedidas no enfrentamento de tais desafios favorecem o desenvolvimento dos potenciais que essa fase da vida abriga.

V A falta do cuidado adequado com o adolescente pode representar não apenas o desperdício do potencial do jovem, mas sua exposição a situações de risco em relação ao seu desenvolvimento e, por vezes, riscos à sua própria vida.

A quantidade de itens certos é igual a
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