Questões de concursos sobre "Assessoria e Consultoria em Serviço Social" | Serviço Social - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Assessoria e Consultoria em Serviço Social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Segundo Matos (CFESS/ABEPSS, 2009), as reflexões sobre
assessoria/consultoria na área do serviço social são marcadas
pela imprecisão conceitual e pela ausência de referência
teórica. Explicita ainda que, na lei de regulamentação
profissional, o exercício da assessoria e da consultoria aparece
como atribuição privativa e competência do assistente social.
Na particularidade da assessoria, o autor define três frentes de
trabalho, que são:
O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma
feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à
defesa do trabalho e dos trabalhadores. Os (as) assistentes
sociais atuam nas manifestações mais contundentes da
questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos
sociais de distintos segmentos das classes subalternas em
suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas
pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de
cidadania e nas correspondentes políticas públicas. Desse
modo podemos afirmar que os (as) assistentes sociais realizam
nos espaços ocupacionais:
I. assessorias, consultorias e supervisão técnica; subsídio
na formulação, gestão e avaliação de políticas,
programas e projetos sociais.
II. instrução de processos sociais, sentenças e decisões,
especialmente no campo sociojurídico; estudos
socioeconômicos e orientação social a indivíduos,
grupos e famílias, predominantemente das classes
subalternas.
III. a mobilização social dos segmentos e práticas
educativas.
IV. formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa
e de atuação técnica, além de execução de função de
magistério, direção e supervisão acadêmica.
Assinale a alternativa CORRETA.
A temática da assessoria/consultoria no serviço social tem se expandido como emergente no cenário
profissional em face das constantes demandas tanto das esferas públicas como das privadas e terceiro setor.
Em relação à temática, é correto afirmar:
A Consultoria é considerada um processo
interativo executado por uma ou mais pessoas
independentes e externas ao problema em análise.
No serviço social, qual é o objetivo da consultoria?
De acordo com a Lei n º 8.662, de 7 de junho de 1993, prestar assessoria e consultoria a
órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em
matéria de serviço social, constitui-se
A assessoria, até os anos 1970, era confundida com outro instrumento de formação, sendo utilizada como sinônimo de
Q26723 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Serviço Social 2015
Nas empresas, é cada vez mais frequente o assistente social prestar assessoria aos gerentes, já que eles necessitam de uma intervenção técnica capaz de auxiliá-los a gerenciar