Q22743 - IF-CE Engenheiro de segurança do trabalho 2014
Sobre a NR. 29 Trabalho Portuário é possível afirmar:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre NR 29 - Norma Regulamentadora n° 29 - Segurança e Saúde no Trabalho Portuário que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Sobre a NR. 29 Trabalho Portuário é possível afirmar:
Conforme a NR. 29 - Trabalho Portuário, a iluminação dos locais de trabalho como porões, passagens de trabalhadores e
demais locais de operação devem ter níveis adequados de iluminamento, obedecendo ao que estabelece a NR. 17. A
opção correta é:
Conforme a NR. 29 Trabalho Portuário para faixa de temperatura de Bulbo Seco (ºC) abaixo de - 73,0, o item correto é:
Segundo a NR 29, a área do terminal situado em zona contígua à de porto organizado ou de instalação portuária, compreendida no perímetro de cinco quilômetros dos limites da zona primária, demarcada pela autoridade aduaneira local, na qual são executados os serviços de operação, sob controle aduaneiro, com carga de importação e exportação, embarcados em contêiner, reboque ou semirreboque, é tecnicamente conhecida como
Nos termos da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego n° 29, a pessoa designada por operadores portuários, empregadores, tomadores de serviço, comandantes de embarcações, Órgão Gestor de Mão de Obra - OGMO, sindicatos de classe, fornecedores de equipamentos mecânicos e outros, conforme o caso, para assegurar o cumprimento de uma ou mais tarefas específicas, e que possuam suficientes conhecimentos e experiência, com a necessária autoridade para o exercício dessas funções, denomina-se
Em conformidade com a NR 29 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário, assinale a alternativa correta.
A respeito das atividades de atracação, desatracação e manobras de embarcações, analise as afirmativas a seguir.
I. É obrigatório o uso de um sistema de comunicação entre o prático, na embarcação, e o responsável em terra pela atracação, por meio de transceptor portátil.
II. Na atracação e desatracação de embarcações devem ser adotadas medidas de prevenção de acidentes, com cuidados especiais aos riscos de prensagem e esforços excessivos dos trabalhadores.
III. Durante a atracação e desatracação, os guindastes devem estar o mais afastado possível das extremidades dos navios.
Assinale:
A Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário – CPATP foi criada com a finalidade de observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para a sua redução.
A respeito das atribuições da CPATP, analise as afirmativas a seguir.
I Elabora o Mapa de Risco.
II Promove a divulgação das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho.
III Responsabiliza-se pela compra dos equipamentos de proteção individual – EPI.
Assinale:
Com relação aos profissionais que compõem o Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador Portuário – SESSTP, assinale a opção que indica o profissional que não precisa cumprir uma jornada de trabalho integral.
Com relação às diretrizes para o Plano de Controle de Emergência (PCE) e o Plano de Ajuda Mútua (PAM) definidas na Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR 29), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Devem ser adotados procedimentos de emergência, primeiros socorros e atendimento médico, nos locais de operação dos produtos perigosos.
( ) Os PCE e PAM devem prever ações em terra e a bordo, e deverá ser exibido para os agentes da inspeção do trabalho, quando solicitado.
( ) Os trabalhadores devem ter treinamento específico em relação às operações com produtos perigosos.
As afirmativas são, respectivamente,