Questões de concursos sobre "Responsabilidade Corporativa" | Relações Públicas - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Responsabilidade Corporativa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q46646 - IF Sertão - PE Relações Públicas 2016

O Relações Públicas é o profissional de comunicação intitulado de “autêntico representante dos públicos”, por esse motivo sua atuação na gestão da responsabilidade socioambiental deve pressupor que:

[...] a crise ambiental em que vivemos exige soluções que vão além da filantropia, assim como a água, o ar puro, o solo fértil e a diversidade biológica são elementos essenciais à vida. Nesse contexto, a atividade empresarial só faz sentido se assume o compromisso de não colocar em risco a sua existência. Fica assim evidente a importância das ações pelas empresas de redução do uso dos recursos naturais, ao lado da eliminação na origem dos resíduos que pressionam ou contaminam os ecossistemas (Camargo, 2004, p. 388).

Sobre a responsabilidade socioambiental em eventos, é correto afirmar:

I - A responsabilidade socioambiental em eventos se caracteriza pelas atitudes e atividades baseadas em valores éticos e morais com o intuito de minimizar os impactos negativos que esse tipo de atividade pode causar ao ambiente em que estão inseridas.

II - As ações de responsabilidade socioambiental podem ser realizadas exclusivamente pelo grupo organizador do evento ou podem contar com o apoio e parceria de governos e/ou outras instituições.

III - A responsabilidade socioambiental é um referencial de excelência para as empresas e serve como benchmarking para reconhecer as empresas que possuem os melhores resultados em determinados segmentos.

IV – A compra de produtos com selo verde, a reabilitação de espécies nativas, a reciclagem de recursos materiais e adoção de estratégias de educação ambiental são algumas ações que o profissional de relações públicas pode adotar visando a responsabilidade socioambiental.

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Q46700 - FCC Cerimonialista 2016

Há um evento realizado com a participação da população com a finalidade de buscar opiniões que resultem em diretrizes para
soluções de demandas sociais. No ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul executou
32 desses eventos nas mais diversas áreas de interesse da população do Estado. Esses eventos são organizados e conduzidos
por comissões de deputados em conjunto com a sociedade civil para instruir matéria legislativa em tramitação e para tratar de
temas ligados à atuação dessas comissões. Esses eventos são denominados 
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Q46722 - IADES Comunicação Social 2017

Em 1942, nos Estados Unidos, como resposta a uma
enxurrada sem fim de críticas à imprensa, foi formada uma
comissão com o objetivo de definir quais eram as funções da
mídia na sociedade moderna. Surgia, assim, a Comissão
Hutchins, formada pelo então reitor da Universidade de
Chicago, Robert M. Hutchins, e por mais 13 personalidades
dos ramos empresarial e acadêmico. Analistas americanos
consideram que a Comissão Hutchins talvez tenha sido a
responsável por uma mudança fundamental de paradigma no
jornalismo: da liberdade de imprensa para a responsabilidade
da imprensa. De lá para cá, outros Meios para Assegurar a
Responsabilidade Social da Mídia (Mars) surgiram, a partir
da atuação de governos, de universidades, da sociedade civil,
da própria imprensa e também de vários estudos, entre eles
os do teórico francês Claude-Jean Bertrand.

Considerando o exposto, segundo a teoria formulada por Bertrand, são formas de promover a ética e a qualidade na atuação da mídia:  
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Q46723 - IADES Comunicação Social 2017

A ética nas esferas de atuação estatal é um tema que perpassa
a própria evolução da humanidade. Todavia, há alguns anos,
várias áreas das ciências sociais têm utilizado um vocábulo
do inglês cuja tradução para a língua portuguesa tem o
significado de “responsabilidade com ética”, mas não apenas
isso: seu conceito também denota “responsabilização” ou
“prestação de contas”. Assim, segundo alguns dos sentidos
do referido termo, quem está investido de cargos públicos na
sociedade deve periodicamente prestar contas do que faz, de
como faz, por qual motivo faz, do quanto gasta e de como irá
gerir os recursos públicos. Mais ainda: além de prestar contas
em termos qualitativos e quantitativos, deve avaliar a própria
gestão com isenção, dar a conhecer o que efetivamente se fez
e justificar suas possíveis falhas com transparência.

De acordo com as informações apresentadas, o termo a que o enunciado se refere é  
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Q46753 - IADES Comunicação Social 2017

Com relação ao termo ombudsman, assinale a alternativa
correta.
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Q46769 - IADES Comunicação Social 2017

No que se refere a relações públicas, assinale a alternativa
correta.  
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Q46787 - FCC Analista Judiciário - Relações Públicas 2017

As instituições compreenderam que, para facilitar o debate, é importante que práticas de sustentabilidade, conhecimento e experiências possam ser comparados e compartilhados. Isso requer “linguagens e métricas comuns”, ou seja, há necessidade de comparabilidade.

O trecho se refere

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Q46789 - FCC Analista Judiciário - Relações Públicas 2017

Ao planejar evento para chefes de executivo nos estados e nos municípios, interessados em contratar um novo procedimento desenvolvido por uma instituição, a equipe de comunicação considerou três ações:

1. A realização seria em um local aberto, para utilizar a luz natural.

2. O brindes seriam mudas de plantas.

3. Seria feita parceria com uma cooperativa de catadores para recolher o material logo após o término das atividades.

Estas ações 

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Q46832 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

Para a Petrobras, o compromisso com a cultura vai muito além da visibilidade da companhia ou do apoio a projetos já conhecidos pela maioria das pessoas. Ao investir na cultura do país, o principal objetivo da empresa é garantir o acesso da população aos bens culturais para a afirmação da identidade brasileira. Essa forma tão diversa e abrangente de pensar a cultura só é possível porque

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Q46845 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

Ao elaborar um projeto voltado para o incentivo e apoio a projetos culturais, o profissional de Relações Públicas deverá ter em mente que este tipo de ação estratégica constitui uma forma direta de a empresa

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