Q46506 - FGV Analista Legislativo - Relações Públicas 2018
Assinale a opção que indica o procedimento que os profissionais de comunicação devem assumir em momentos de crise de imagem de uma organização.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Imagem Organizacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Assinale a opção que indica o procedimento que os profissionais de comunicação devem assumir em momentos de crise de imagem de uma organização.
Ao optar por publicar revistas customizadas para o público externo, as organizações priorizam
Uma imagem pública de solidez, que transmita confiança para seus diversos públicos, é um grande patrimônio para qualquer instituição.
Em relação a empresas industriais, a importância da imagem e solidez de um banco é:
A respeito da forma e apresentação dos Símbolos Nacionais, assinale a alternativa correta:
Em relação às comunicações oficiais e a utilização de pronomes de tratamento, analise as afirmativas a seguir:
I- O termo doutor além de título acadêmico é forma de tratamento e por isso deve ser utilizado indiscriminadamente.
II- Os pronomes de tratamento, embora se refiram à segunda pessoa gramatical levam a concordância para a terceira pessoa.
III - O ofício, o aviso e o memorando são tipos de expedientes que se diferenciam antes pela forma do que pela finalidade.
Está INCORRETO o que se afirma em:
“Um dos maiores erros das organizações na gestão de crise é a falha completa na preparação, na avaliação, no planejamento e treinamento para situações de crise”(FORNI, 2013) . Em relação às crises organizacionais é INCORRETO afirmar que:
Para Lesley (1995), o profissional de relações públicas desenvolve um papel de extrema importância no contexto da comunicação institucional, pois é ele que tem a função de abrir canais de diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, administrando estrategicamente a comunicação. Com base nessas informações, é correto afirmar que:
Os principais objetivos de uma Assessoria de Imprensa são:
I - Estabelecer relações temporárias com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
II - Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.
III - Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.
IV – Dispensar uma cultura de comunicação nos aspectos externo relativamente ao assessorado por meio de condutas proativas junto à estrutura midiática.
V- Capacitar o assessorado e outras fontes institucionais a entender e lidar com a imprensa.
Assinale a única alternativa correta:
“As atividades de Relações Públicas e Marketing acabam por gerenciar os diferentes relacionamentos com os públicos e, na sua essência, é a adoção de uma nova atitude, baseada na ideia de que a organização moderna existe para servir a seus mercados com uma comunicação adequada e eficaz. As duas áreas trabalham para que a organização alcance seus objetivos, bem como cumpra sua missão. Mesmo com conceitos, enfoques e técnicas diferentes, mas seguindo o mesmo processo metodológico de planejamento, a comunicação - no ambiente das organizações e delas com seus públicos - está calcada na eleição planejada e competente dos veículos que lhe darão consistência.
Os eventos são veículos. Ao utilizar o evento, a empresa tem a oportunidade de reforçar o compromisso com seus clientes potenciais e reunir seus clientes reais. O planejamento e a organização adequada dos eventos pelos profissionais de Relações Públicas e Marketing beneficia a imagem/conceito público das organizações e ainda reforça seu posicionamento no mercado” ( Mariângela Silva, 2010).
Sobre o planejamento, a organização e a operacionalização do evento e as funções de relações públicas, marketing e publicidade e propaganda é correto afirmar:
A bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul está representada em