Questões de concursos sobre "Economia Aplicada às Relações Públicas" | Relações Públicas - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Economia Aplicada às Relações Públicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q46551 - FCC Relações Públicas 2018

Considere as asserções a seguir a respeito do trabalho em Relações Públicas.

I. No caso de empresas, é muito difícil realizar uma mensuração exata do valor das relações públicas, uma vez que ela não atua diretamente na atividade econômica fim, mas ao evitar crises e trabalhar os públicos, evitam eventos onerosos economicamente. II. Embora não exista uma fórmula exata para medir o valor das Relações Públicas (RP) para uma empresa, é possível identificar sua eficácia diretamente na contabilidade, verificando o aumento de receita ou redução de custos depois que se iniciaram os trabalhos de RP.
Nesse caso, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q46552 - FCC Relações Públicas 2018

Diante dos custos para produzir um evento, torna-se necessário pensar em novas formas e ações para gerar receitas, além do
patrocínio. A partir desta constatação, considere as proposições a seguir.

I. Ao preparar o plano de negócios do evento é importante desenhar um plano de receitas. II. Plano de receitas são fontes potenciais de receita e de levantamento de recursos caso alguns objetivos não sejam atingidos III. Entre as ações do plano de receitas para eventos estão: vendas de ingressos; taxa de participação; fundos públicos; merchandising e atividades pagas na agenda.
Está correto o que se afirma APENAS em
Ver Comentários

Q46554 - FCC Relações Públicas 2018

Ao iniciar a gestão do departamento de comunicação de uma empresa pública, a nova equipe recebe como meta do presidente
a criação de um plano de negócios em comunicação. A partir dessa solicitação, o plano de negócios, numa definição mais completa,
Ver Comentários

Q46562 - FGV Analista de Comunicação 2018

Um banco público deseja conhecer novas maneiras de o público jovem utilizar os serviços financeiros. Para isso, o assessor de comunicação apresenta à direção do banco um projeto para a realização de uma pesquisa.


O método ou ferramenta mais eficaz, nesse caso, é o(a): 

Ver Comentários

Q46563 - FGV Analista de Comunicação 2018

Uma imagem pública de solidez, que transmita confiança para seus diversos públicos, é um grande patrimônio para qualquer instituição.


Em relação a empresas industriais, a importância da imagem e solidez de um banco é: 

Ver Comentários

Q46791 - FCC Analista Judiciário - Relações Públicas 2017

Considere, abaixo, os conceitos da coluna "a" com as respectivas definições na coluna "b"

        "a" − conceito 

1. Amostra probabilística 

2. Pesquisa de mercado 

3. Amostra bola de neve 

4. Pesquisa etnográfica 

5. Universo 


   "b" − definição 

I. Conjunto de todas as unidades do qual uma amostra é obtida 

II. Obtida pelo sorteio no qual todos os possíveis respondentes têm igual chance de serem relacionados para observação 

III. Estudo sistemático de comportamento de compra ou venda 

IV. Os indivíduos entrevistados recebem solicitação para que indiquem outros para entrevistas posteriores. 

V. Objetiva entender as funções dos indivíduos em seu ambiente natural 

Está correta a seguinte associação entre as colunas "a" e "b":

Ver Comentários

Q46795 - FCC Analista Judiciário - Relações Públicas 2017

Em consonância ao que demonstramos no livro Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista, em sua essência, as Relações Públicas nas empresas se juntam a outras estratégias político-organizacionais com a finalidade de harmonizar as relações capital-trabalho, estabelecer clima propenso ao aumento da cooperação e da produtividade do trabalhador, além de angariar o consentimento em torno das estratégias empresariais.

(PERUZZO, Cicilia M. K.: Relações Públicas no Capitalismo Cognitivo. In: Redes.Com, n. 5, p. 330)

A partir da análise de Cicilia Peruzzo, não apenas no âmbito da organização, mas considerando o conjunto da sociedade, valendo-se da mediação de organizações da sociedade civil e governos, zelando pela boa reputação das instituições, as Relações Públicas criam ou reproduzem 

Ver Comentários

Q46843 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

Pensando em expandir os seus negócios, uma importante rede de empresas varejistas pretende realizar uma pesquisa de mercado, em alguns bairros da cidade, para verificar a aceitação ou a necessidade de instalar, nesses bairros, uma de suas filiais. Qual pergunta apresentará uma resposta suficientemente completa para o estudo de viabilidade do projeto em questão?

Ver Comentários

Q46849 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

Uma grande empresa que opera nas Regiões Sul e Sudeste aspira expandir a sua área geográfica de atuação para todo o território nacional, tendo que, para isso, realizar uma pesquisa de mercado para conhecer melhor o potencial de consumo dos novos mercados em vista. Qual método é adequado às necessidades da empresa nesse primeiro momento?

Ver Comentários

Q46871 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

Supondo-se que a Petrobras tenha interesse em atuar em um novo país e as pesquisas mostrem que a população local tenha formado mitos e estereótipos deturpados a respeito do Brasil, uma solução a ser implementada pela comunicação da empresa é

Ver Comentários