Q46504 - UECE-CEV Analista - Comunicação Social 2018
A realização de uma pesquisa de opinião pública
implica vários preparativos preliminares, dos quais a
adequada elaboração do questionário de perguntas
configura-se como um dos principais. Considerando as
práticas mais recorrentes na elaboração de um
questionário de perguntas, é INCORRETO afirmar
que
Sobre a Comunicação Organizacional Estratégica em Rede
(COER), analise as afirmativas a seguir.
I. Não se pode privilegiar um único meio de comunicação, visto
que os usuários constituem seus hábitos comunicacionais a
partir de vários deles.
II. As pesquisas para entendimento dos públicos de interesse
são elemento importante para o estabelecimento de uma
comunicação customizada.
III. Para se comunicar em rede é preciso estar atento para o fato
que os públicos-alvo também emitem e interagem em suas
próprias redes.
Está correto o que se afirma em
Sobre a estruturação da comunicação interna de uma
organização, analise as afirmativas a seguir.
I. É preciso fazer uma análise prévia dos veículos existentes e
uma avaliação que contemple tanto o modo como as
pautas são definidas como o grau de adesão dos
funcionários.
II. Se houver a opção por estruturar uma intranet, é
importante estabelecer mecanismos capazes de medir o
índice de leitura e a receptividade das notícias por parte do
público interno.
III. Como a comunicação interna se dá em fluxo descendente,
deve-se impedir a manifestação dos funcionários na
intranet, restringindo sua participação aos meios impressos.
Está correto o que se afirma em
Com a complexificação das relações empresariais surgem novas
maneiras de classificar os públicos, baseadas na ocupação de
espaço físico na organização e existência ou não de vínculo
empregatício ou jurídico.
Correlacione os tipos de público, listados a seguir, aos seus
respectivos integrantes.
1. Público interno vinculado
2. Público interno desvinculado
3. Publico misto vinculado
4. Público misto desvinculado
5. Público externo
( ) Consumidores, concorrentes, comunidade, governo,
imprensa e organizações de terceiro setor.
( ) Funcionários de serviços terceirizados, mas que atuam no
espaço físico da organização.
( ) Acionistas, vendedores externos e funcionários que
trabalham em casa, ambos de forma não autônoma.
( ) Administração superior e funcionários com contratos fixos ou
temporários.
( ) Fornecedores, distribuidores, revendedores e vendedores
externos autônomos.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta, segundo a
ordem proposta.
O house organ (“órgão da casa”), é uma publicação destinada ao público interno de uma empresa ou instituição. Entre suas
funções, destacam-se:
I. estimular a participação dos integrantes da organização, de forma integrada, na busca de objetivos comuns.
II. usar os espaços da publicação somente para matérias que digam respeito às realizações da organização. III. divulgação de eventos internos como o campeonato de futebol disputado pelos funcionários da organização.
IV. oferecer textos que sejam de interesse, ou atraentes, também para os familiares dos funcionários da organização.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere as asserções a seguir a respeito do trabalho em Relações Públicas.
I. No caso de empresas, é muito difícil realizar uma mensuração exata do valor das relações públicas, uma vez que ela não
atua diretamente na atividade econômica fim, mas ao evitar crises e trabalhar os públicos, evitam eventos onerosos
economicamente.
II. Embora não exista uma fórmula exata para medir o valor das Relações Públicas (RP) para uma empresa, é possível
identificar sua eficácia diretamente na contabilidade, verificando o aumento de receita ou redução de custos depois que
se iniciaram os trabalhos de RP.
Nesse caso, é correto afirmar que
Um banco público deseja conhecer novas maneiras de o público
jovem utilizar os serviços financeiros. Para isso, o assessor de
comunicação apresenta à direção do banco um projeto para a
realização de uma pesquisa.
O método ou ferramenta mais eficaz, nesse caso, é o(a):