“(…) é o instrumento de comunicação oficial entre os
Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens
enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder
Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura
de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional
matérias que dependem de deliberação de suas Casas;
apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações
de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e
da Nação”. O nome desse instrumento é
“O representante de uma certa associação de bairro enviou uma correspondência ao prefeito da cidade, solicitando a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de policiamento, tendo em vista o elevado índice de assaltos, agressões e até mortes.” Essa comunicação é realizada através de um documento denominado
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), as finalidades das mensagens mais usuais destinadas pelo presidente da República ao Congresso Nacional incluem o encaminhamento de
Considerando as normas para a redação de documentos oficiais, julgue as afirmativas abaixo.
I. Os termos atenciosamente e respeitosamente são utilizados sem distinção nos fechos das correspondências oficiais.
II. A expressão padrão ofício remete à diagramação uniforme que deve ser utilizada para a composição de ofícios, memorandos e avisos.
III. Ofícios e memorandos são documentos que servem a finalidades distintas: os primeiros servem à comunicação entre órgãos da administração pública; os últimos, à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
IV. As mensagens encaminhadas por correio eletrônico não possuem valor documental na comunicação entre órgãos da administração pública.
A modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente e que se constitui em uma forma de comunicação eminentemente interna denomina-se
CONSIDERE AS OBRAS CORRESPONDÊNCIA – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO CRIATIVA (MEDEIROS) E MANUAL DA SECRETÁRIA (MEDEIROS E HERNANDES) E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 21 A 30.
Uma mensagem vai ser enviada a uma autoridade, felicitando-a por um grande sucesso alcançado em seu trabalho. Uma maneira correta de redigir o início dessa mensagem é: