Q40322 - FGV Analista Técnico 2017
O correio eletrônico produziu uma série de usos e alterações gráficas que tendem a criar um novo código de comunicação.
Sobre esses usos, a afirmação NÃO pertinente ao correio eletrônico é:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Correio Eletrônico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O correio eletrônico produziu uma série de usos e alterações gráficas que tendem a criar um novo código de comunicação.
Sobre esses usos, a afirmação NÃO pertinente ao correio eletrônico é:
A influência das novas tecnologias na linguagem da comunicação é inegável.
Sobre a comunicação linguística no correio eletrônico, a observação inadequada é:
O Senhor José de Alcântara consulta a prefeitura quanto à possibilidade de pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas ser isento da multa. O setor de cobrança responde por email.
Assinale a alternativa correta, considerando que o contexto comunicativo exige coesão, clareza e formalidade.
Considerando as orientações sobre produção textual e técnica de memorandos, circulares e correio eletrônico, discutidas por Freitas (2012), relacione os tipos de comunicação às respectivas descrições.
1. Circular
2. Memorando
3. Correio Eletrônico
( ) Comunicação ágil na transmissão de documentos, de baixo custo, flexível e célere.
( ) Transmite avisos e convites, por meio de estrutura composta por cabeçalho, vocativo, mensagem, local e data e assinatura.
( ) De caráter multidirecional, é reproduzido (a) em vias ou cópias de igual teor para público misto, interno e externo (em menor escala).
( ) De caráter administrativo, também pode ser empregado (a) para exposição de projetos e diretrizes a serem adotados nos órgãos públicos.
( ) De caráter oficial, desde que siga a regulamentação vigente para atestar a identidade do remetente, também deve seguir algumas normas básicas.
A sequência correta é
O e-mail passou a ser um meio de comunicação largamente utilizado nos meios oficiais; algumas garantias devem ser tomadas a fim de manter-se a segurança; entre elas:
O e-mail, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é a sua flexibilidade, e não interessa, portanto, definir forma rígida para sua estrutura. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,
O correio eletrônico é uma espécie de correspondência muito utilizada atualmente, pela agilidade na transmissão e recepção de mensagens. De acordo com o Manual de redação oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, este tipo de texto tem como característica:
A respeito das características da correspondência eletrônica, analise as assertivas abaixo.
I. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
II. Para os arquivos anexados à mensagem, deve ser utilizado, preferencialmente, o formato RichText. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
III. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
IV. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
É correto o que se afirma em
Segundo o Manual de redação da Presidência da República (2002), “redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.”
(BRASIL. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Acesso em: 28 ago. 2014).
Com relação à Redação Oficial, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) Com o propósito de encerrar o texto e de saudar o destinatário, as comunicações oficiais são finalizadas considerando a intimidade que o remetente possui com o destinatário.
( ) Em documentos oficiais, apesar de os pronomes de tratamento referirem-se à segunda pessoa do singular (à pessoa com quem se comunica), levam a concordância do verbo para a terceira pessoa do singular.
( ) Por ser considerado bastante eficiente e de baixo custo, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta importante de comunicação para o envio e o recebimento de documentos oficiais.
( ) Na Redação Oficial, quem comunica é o Serviço Público (Secretaria, Departamento, Seção, por exemplo) e, por conta disso, a impessoalidade deve ser dada aos assuntos, não havendo lugar para impressões pessoais.
( ) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade.
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Texto V - O texto no contexto público
Considera-se Redação Oficial a maneira como o Poder Público elabora seus atos. Apresenta, como único emissor, o Serviço Público, representado por diferentes setores, e, como receptor, o próprio Serviço Público (quando as informações são dirigidas de um órgão a outro) ou o conjunto de cidadãos ou instituições (o público).
Como decorrência do contexto da Administração Pública, a Redação Oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, formalidade e uniformidade, clareza, precisão e concisão, critérios que garantem a compre- ensão da mensagem por todo cidadão [...]
Obtida com o emprego da norma culta, sistematizada pela gramática da língua padrão, e com o respeito à hierarquia, identificada nas formas de tratamento e nos fechos de comunicação, a formalidade abrange a noção de elegância e civilidade em que se deve pautar a Redação Oficial, referência de conduta para o cidadão, por constituir forma de representação da Língua Portuguesa em todo o território nacional.
Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2008. Página 12.
Cabe às autoridades e aos servidores cadastrados no Sistema da Prefeitura utilizar o correio eletrônico. Sobre esse tipo de correspondência, considerando tratar-se de ato oficial, é correto afirmar que: