Questões de concursos sobre "Correio Eletrônico" | Redação Oficial - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Correio Eletrônico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q40322 - FGV Analista Técnico 2017

O correio eletrônico produziu uma série de usos e alterações
gráficas que tendem a criar um novo código de comunicação. 
Sobre esses usos, a afirmação NÃO pertinente ao correio eletrônico é: 
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Q40323 - FGV Analista Técnico 2017

A influência das novas tecnologias na linguagem da comunicação é inegável.


Sobre a comunicação linguística no correio eletrônico, a observação inadequada é:

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Q40345 - VUNESP Analista Legislativo 2017

O Senhor José de Alcântara consulta a prefeitura quanto à possibilidade de pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas ser isento da multa. O setor de cobrança responde por email.

Assinale a alternativa correta, considerando que o contexto comunicativo exige coesão, clareza e formalidade.

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Q40436 - FCM Tecnólogo 2016

Considerando as orientações sobre produção textual e técnica de memorandos, circulares e correio eletrônico, discutidas por Freitas (2012), relacione os tipos de comunicação às respectivas descrições.

1. Circular

2. Memorando 

3. Correio Eletrônico


( ) Comunicação ágil na transmissão de documentos, de baixo custo, flexível e célere.

( ) Transmite avisos e convites, por meio de estrutura composta por cabeçalho, vocativo, mensagem, local e data e assinatura.

( ) De caráter multidirecional, é reproduzido (a) em vias ou cópias de igual teor para público misto, interno e externo (em menor escala).

( ) De caráter administrativo, também pode ser empregado (a) para exposição de projetos e diretrizes a serem adotados nos órgãos públicos.

( ) De caráter oficial, desde que siga a regulamentação vigente para atestar a identidade do remetente, também deve seguir algumas normas básicas.

A sequência correta é

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Q40504 - FGV Analista - Redação 2015

O e-mail passou a ser um meio de comunicação largamente
utilizado nos meios oficiais; algumas garantias devem ser
tomadas a fim de manter-se a segurança; entre elas: 
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Q40567 - VUNESP Secretário 2015

O e-mail, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se
na principal forma de comunicação para transmissão de
documentos. Um dos atrativos de comunicação por correio
eletrônico é a sua flexibilidade, e não interessa, portanto,
definir forma rígida para sua estrutura. De acordo
com o Manual de Redação da Presidência da República,
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Q40630 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Revisor de Texto 2015

O correio eletrônico é uma espécie de correspondência
muito utilizada atualmente, pela agilidade
na transmissão e recepção de mensagens. De
acordo com o Manual de redação oficial da Prefeitura
da Cidade do Rio de Janeiro, este tipo de texto
tem como característica: 
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Q40673 - CETRO Tecnologista Júnior 2014

A respeito das características da correspondência eletrônica, analise as assertivas abaixo. 

I. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
II. Para os arquivos anexados à mensagem, deve ser utilizado, preferencialmente, o formato RichText. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
III. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
IV. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

É correto o que se afirma em
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Q40723 - IF-SC Professor - Língua Portuguesa 2014

Segundo o Manual de redação da Presidência da República (2002), “redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.” 
(BRASIL. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Acesso em: 28 ago. 2014).

Com relação à Redação Oficial, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) Com o propósito de encerrar o texto e de saudar o destinatário, as comunicações oficiais são finalizadas considerando a intimidade que o remetente possui com o destinatário.
( ) Em documentos oficiais, apesar de os pronomes de tratamento referirem-se à segunda pessoa do singular (à pessoa com quem se comunica), levam a concordância do verbo para a terceira pessoa do singular.
( ) Por ser considerado bastante eficiente e de baixo custo, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta importante de comunicação para o envio e o recebimento de documentos oficiais.
( ) Na Redação Oficial, quem comunica é o Serviço Público (Secretaria, Departamento, Seção, por exemplo) e, por conta disso, a impessoalidade deve ser dada aos assuntos, não havendo lugar para impressões pessoais.
( ) A Redação Oficial caracteriza-se pelo uso da norma padrão da língua, clareza, concisão da linguagem, uniformidade, coesão, coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade e informatividade. 
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
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Q40735 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Analista Legislativo 2014

Texto V  - O texto no contexto público 

      Considera-se Redação Oficial a maneira como o Poder Público elabora seus atos. Apresenta, como único emissor, o Serviço Público, representado por diferentes setores, e, como receptor, o próprio Serviço Público (quando as informações são dirigidas de um órgão a outro) ou o conjunto de cidadãos ou instituições (o público).

      Como decorrência do contexto da Administração Pública, a Redação Oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, formalidade e uniformidade, clareza, precisão e concisão, critérios que garantem a compre- ensão da mensagem por todo cidadão [...]

      Obtida com o emprego da norma culta, sistematizada pela gramática da língua padrão, e com o respeito à hierarquia, identificada nas formas de tratamento e nos fechos de comunicação, a formalidade abrange a noção de elegância e civilidade em que se deve pautar a Redação Oficial, referência de conduta para o cidadão, por constituir forma de representação da Língua Portuguesa em todo o território nacional.

                           Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2008. Página 12.



Cabe às autoridades e aos servidores cadastrados no Sistema da Prefeitura utilizar o correio eletrônico. Sobre esse tipo de correspondência, considerando tratar-se de ato oficial, é correto afirmar que:
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