Questões de concursos sobre "Carta" | Redação Oficial - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Carta que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q40906 - PUC-PR Secretário Executivo 2012

Para ter sucesso, uma empresa deve dispor de uma eficiente comunicação, garantidamente clara, objetiva, precisa, seja em situações orais e escritas. Nestes, particularmente, deve considerar também a estética da formatação. Na carta comercial, por exemplo, deve-se atentar para essa estática. Analise a carta que se apresenta a seguir: 

                                                                                          São Paulo, 17 de agosto de 2012.

Prezada Senhora:

Lamentamos muito que a senhora tenha tido problema com um de nossos produtos. Acreditamos que esse problema tenha ocorrido em função do incorreto armazenamento, que acarretou, por sua vez, danos na embalagem, afetando de forma significativa a qualidade do produto. Enviaremos para a sua residência o produto em questão, bem como um kit contendo todos os  produtos fabricados pela nossa empresa.
Atenciosamente,

                                                                                                           Joana Maria                                                                                                    Diretora de Qualidade
Identifique o estilo da carta:

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Q40962 - FCC Oficial de Justiça 2012



Uma carta de protesto contra a declaração infeliz de um secretário de Estado pode iniciar-se corretamente com a seguinte frase:
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Q41513 - SHDIAS Secretário Escolar 2015

Modalidade redacional livre, pois nela podem
aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o
parecer dissertativo. O que determina sua
abordagem, sua linguagem e seus aspectos
formais é o fim a que ela se destina: um amigo,
um negócio, um interesse pessoal, um ente
amado, um familiar, um seção de jornal ou
revista. Sua estética varia consoante a finalidade:
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Q41580 - UFSCAR Assistente em Administração 2017

Marque a alternativa que traz o nome do gênero textual em questão: 


           

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Q41693 - IF-SP Assistente Administrativo 2012

O (A)____________ é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 

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Q41832 - Jota Consultoria Assistente Legislativo 2016

Analise as afirmativas sobre Carta Comercial:
 I- A linguagem utilizada na carta comercial é formal,
clara e objetiva com um texto breve e parágrafos
curtos. Portanto, ela inclui uma boa organização e
apresentação. Nesse tipo de texto deve-se evitar
utilizar vícios e figuras de linguagem, gírias,
expressões coloquiais, dentre outros.
 II- Além disso, a carta comercial apresenta marcas de
impessoalidade e imparcialidade. Ou seja, são escritas
em terceira pessoa e normalmente não expressam
opiniões ou juízos de valor de seu remetente.
 III- Dependendo do teor das cartas comerciais, elas
podem ser informativas (comunicado), descritivas
(descrição de um produto ou serviço), narrativas
(narração de um evento) ou dissertativas (sugestões e
reclamações). 
IV- Ela representa um meio de comunicação muito
importante entre as empresas, que pode ser uma
opinião, crítica, solicitação, comunicado, cobrança,
negociação, agradecimento, propaganda, dentre
outros.
 Está correto o que se afirma em: 
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Q42616 - FCC Assistente Administrativo 2015

As cartas e os ofícios, quando dirigidos com o mesmo
conteúdo para muitas pessoas, dentro e fora da instituição, são chamados 
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Q42707 - Quadrix Agente Administrativo 2013

A correspondência é o ato de comunicação, por escrito,
entre duas ou mais pessoas. Envolve um remetente
específico e um destinatário, aquele que a recebe. Ela
atingirá seu objetivo se o remetente souber usar o veículo
adequado e formular aquilo que deseja transmitir em
linguagem clara e acessível. Há vários tipos de
correspondência: ofício; carta comercial; memorando; aviso;
atestado; comunicado; ordem de serviço; entre outros.
Quando uma correspondência é encaminhada a uma
entidade pública, contendo um pedido amparado legal ou
juridicamente, qual forma de documento, entre os
elencados a seguir, deve ser utilizada?
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Q42718 - UFMT Auxiliar administrativo 2015

O ato normativo pelo qual a autoridade expede instruções sobre a organização e funcionamento de serviço,
bem como pratica outros atos de sua competência é chamado de
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Q42894 - UFRRJ Auxiliar administrativo 2009

0 instrumento de comunicação interna, utilizado por
dirigentes e chefes, numa empresa ou repartição pública,
através do qual são transmitidas informações ou solicitações
de caráter rotineiro é o(a)
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