Questões de concursos sobre "Carta" | Redação Oficial - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Carta que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q44778 - CONSESP Escriturário 2012

Indique a alternativa correta:
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Q44785 - CONSESP Agente 2012

Na rotina administrativa de uma empresa privada de porte considerável ou de um órgão público, o tipo de comunicação mais empregado que tem formato simples, com linguagem direta (sem introduções e fórmulas de cortesia), com objetividade, sendo dinâmico, eficiente e rotineiro entre os departamentos e seus funcionários é
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Q44851 - FGV Assistente de Gabinete 2015

Analise o documento a seguir. 

                  

O documento acima é
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Q44872 - FIDESA Auxiliar administrativo 2012

Quanto à redação de documentos empresariais, é correto afirmar que:
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Q45003 - FEPESE Técnico do Ministério Público 2014

Analise as afrmativas abaixo sobre documentos comerciais.

1. Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.
2. Carta ofcial é um acordo entre duas ou mais pessoas (físicas ou jurídicas) para estabelecer, modificar ou anular uma relação de direito.
3. Carta comercial é uma correspondência tradicionalmente utilizada pela indústria e pelo comércio.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
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Q45054 - IDECAN Agente Administrativo 2013

Considere as partes que compõem a carta comercial:

1. Iniciais.
2. Cumprimento final.
3. Referência.
4. Localidade e data.
5. Invocação.
6. Texto.
7. Índice e número.
8. Timbre.
9. Assinatura.
10. Anexos.

Indique a sequência correta em que devem aparecer na estrutura do documento.

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Q45227 - CESGRANRIO Técnico de Administração e Controle Júnior 2010

Os atos de correspondência objetivam a execução dos atos administrativos oficiais e apresentam formas próprias de redação e apresentação. 
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - A carta é um ato de correspondência com personalidade pública que tem como objetivo transmitir informações ou fazer solicitações.
II - O ofício é um ato de correspondência com texto predefinido encaminhado a vários destinatários, com a função básica de transmitir instruções, ordens ou regulamentos.
III - Por meio do requerimento, o requerente, dirigindo-se a uma autoridade pública e com o amparo legal, solicita o reconhecimento de um direito.

É correto APENAS o que se afirma em
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Q45251 - FCC Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação 2008

O acordo ortográfico que visa a unificar a escrita do
português nos países que o adotam como língua oficial tem
implicações profundas de ordem técnica e comercial, além de
provocar ansiedade em brasileiros mergulhados em dúvidas no
seu empenho diário para falar e escrever bem. Dominar a
norma culta de um idioma é plataforma mínima de sucesso para
profissionais de todas as áreas. Engenheiros, médicos, economistas,
contabilistas e administradores que falam e escrevem
certo, com lógica e riqueza vocabular, têm maior possibilidade
de chegar ao topo do que profissionais tão qualificados quanto
eles, mas sem o mesmo domínio da palavra. Por essa razão, as
mudanças ortográficas interessam e trazem dúvidas a todos.

As mudanças previstas podem ganhar contornos mais
amplos em um momento em que os idiomas nacionais sofrem
todo tipo de pressão desestabilizadora. Segundo o lingüista
David Crystal, a globalização e a revolução tecnológica da
internet estão dando origem a um novo mundo lingüístico. Entre
os fenômenos desse novo mundo estão as subversões da
ortografia presentes nos blogs e nas trocas de e-mails. David
Crystal cunhou o termo netspeak para designar as formas
inéditas de expressão escrita que a internet gerou. A inclusão
de símbolos audiovisuais, os links que permitem saltos de um
texto para outro - nada disso existia nas formas anteriores de
comunicação, que se tornou mais ágil e veloz, aproximando-se,
nesse sentido, da fala.

Até no âmbito profissional a objetividade eletrônica está
imperando. A carta comercial que iniciava com a fórmula "Vimos
por meio desta" é peça em desuso. Gêneros como a carta
circular e o requerimento caminham para a extinção; o e-mail
tem absorvido essas funções. Embora a língua sofra ataques
deformadores diários nos blogs e chats, a palavra escrita nunca
foi usada tão intensamente antes. Os mais otimistas apostam
que os bate-papos da garotada, travados com símbolos e
interjeições, podem ser a semente de uma comunicação escrita
mais complexa. Pode ser assim e seria ótimo. Por enquanto,
uma maneira de se destacar na carreira e na vida é mostrar nas
comunicações formais perfeito domínio da norma culta do
português. Vários estudos demonstram a correlação positiva
entre um bom domínio do vocabulário e o nível de renda,
mesmo que não se possa traçar uma correlação direta e linear
entre uma coisa e outra. Além de conhecer as palavras, é
preciso que se tenha alguma coisa a dizer, de forma clara e
racional.

(Jerônimo Teixeira. Veja. 12 de setembro de 2007, p. 88-91,
com adaptações)
Nos padrões oficiais de redação, a carta circular é:
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Q45317 - FAEPESUL Auxiliar de Administração 2016

Na redação de uma carta, é preciso observar além da quantidade, a qualidade, para escolher a forma adequada de expor as informações. 

I. A linguagem será adequada quando o redator preocupar-se com a capacidade de entendimento do receptor.

II. Com os técnicos usa-se vocabulário técnico. Com pessoas de nível escolar elevado, utiliza-se uma forma linguística que se aproxima do padrão gramatical.

III. Adaptar o vocabulário ao receptor, evitar o uso de palavras raras, preciosas e desconhecidas.

Assinale a alternativa correta quanto a linguagem adequada. 

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Q45318 - FAEPESUL Auxiliar de Administração 2016

Em uma carta comercial a Referência é constituída de? Assinale a alternativa
correta.
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