Questões de concursos sobre "Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação." | Química - página 4
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O Cloreto de cálcio é um composto químico extremamente solúvel em água e é deliquescente. É um sal que se apresenta no estado sólido à temperatura ambiente e tem muitas aplicações comuns como em salmoura para máquinas de refrigeração, controle de pó e gelo nas estradas, e no cimento. Por causa de sua forte higroscopia, pode ser usado para secar o ar, assim como outros gases e líquidos orgânicos. A quantidade em mol de cálcio necessária para reagir com 2,5 mol de Cl – , para produzir o cloreto de cálcio, é
A formação de sedimentos em corpos hídricos pode ser estudada através das solubilidades intrínsecas e das constantes de solubilidade dos diversos materiais sedimentares presentes naquele ambiente. Em um sistema, numa mesma temperatura, a solubilidade total do sulfato de cálcio em água pode ser calculada a partir da soma da sua solubilidade intrínseca (5x10–3 mol.L–1 ) com a solubilidade obtida a partir do Kps , cujo valor nas mesmas condições é 2,5x10–5 . De acordo com os dados apresentados, a solubilidade total do sulfato de cálcio é igual a:
Um químico recebeu em seu laboratório um sala de fórmula desconhecida Na2SxO6. Com o intuito de determinar o enxofre, ele procedeu à sua precipitação como sulfato de bário, conseguindo obter 0,3570 g de precipitado a partir de 0,1028 g de sal. Calcule o valor de x. (Massas Atômicas): Na = 23u, S = 32 u, O = 16u, Ba = 137 u
25 cm3 de uma solução aquosa de iodo, contendo 2 mg de iodo, são agitados com 5 cm3 de tetracloreto de carbono, deixando-se em seguida que este decante. Sabendo-se que a solubilidade do iodo, por unidade de volume, é 85 vezes maior no tetracloreto de carbono do que na água, à temperatura da experiência, e que ambas as soluções saturadas podem ser consideradas como “diluídas”, a quantidade de iodo, em mg, que permanece na camada aquosa é:
A solubilidade do hidróxido de magnésio numa solução 0,1 mol/L de hidróxido de sódio, sabendo-se que sua solubilidade em água a 18°C é 9,0 x 10-3 g/L e o Kps é 1,2 x 10-11 , é:
Uma denúncia anônima levou as autoridades locais a um depósito clandestino de produtos químicos, onde foram encontradas grandes quantidades de um material sólido granulado, embalado em tonéis sem identificação. O material foi coletado e levado para análise.Uma amostra deste material mostrou ser muito pouco solúvel em água, mas reagiu com uma solução aquosa de ácido clorídrico, liberando um gás. O gás formado, ao ser borbulhado em uma solução de sulfato de zinco formou imediatamente um precipitado. Além disso, o gás formado mostrou possuir caráter redutor ao descorar uma solução de iodo-amido. A solução resultante da reação com ácido clorídrico, por sua vez, ao ser gotejada sobre uma solução saturada de nitrato de sódio não apresentou nenhuma alteração, mas formou um precipitado ao ser misturada a uma solução de sulfato de sódio.Com base nos dados coletados, assinale a alternativa que indica o material sólido encontrado no depósito.
A volumetria de neutralização é um método analítico clássico, amplamente empregado para a determinação da acidez ou da alcalinidade. A figura abaixo mostra as curvas de titulação de um ácido forte, com três concentrações diferentes, e uma base forte.
A partir da interpretação das curvas mostradas na figura, em relação à concentração e ao ponto de equivalência, conclui-se que a curva 1 refere-se à solução ácida