Questões de concursos sobre "Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação." | Química - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q56578 - CESGRANRIO Técnico de Operação 2010


Analise as afirmativas a seguir sobre o gráfico.
I – Uma solução saturada de brometo de potássio na temperatura de 20 °C tem concentração de 70% (m/m).
II – É possível dissolver 300 g de iodeto de potássio em 200 g de água numa temperatura de 50 °C.
III – Ao serem comparadas soluções saturadas de KI e KBr a 90 °C, o número de mols do cátion potássio é maior na solução de iodeto.
IV – 180 g de KI foram dissolvidos em 200 g de água a 85 °C e diminuindo a temperatura para 10 °C, formam-se 20 g de precipitado.
Estão corretas as afirmativas

Ver Comentários

Q56587 - CESGRANRIO Técnico de Operação 2010

Um frasco sem identificação pode conter um dos quatro sólidos brancos: cloreto de sódio, carbonato de potássio, cloreto de bário ou óxido de sódio. Com o objetivo de identificá-lo com sucesso, um técnico fez as considerações a seguir. 
I – Adicionando-se HCl(aq) , ocorrerá evolução de H2(g) caso o sólido seja o carbonato de potássio.
II – Adicionando-se Na2S(aq) , ocorrerá precipitação, caso o sólido seja o cloreto de bário.
III – Adicionando-se H2O(l) e borbulhando-se CO2(g) , ocorrerá precipitação, caso o sólido seja óxido de sódio.
IV – Adicionando-se H2SO4(l) , ocorrerá evolução de ácido clorídrico, caso o sólido seja o cloreto de sódio.
Estão corretas APENAS as considerações

Ver Comentários

Q56696 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2011

Na temperatura de 25 ºC, o coeficiente de solubilidade do iodeto de sódio é  = 180 g/100 g . Qual a massa de água, em gramas, presente numa solução saturada que contenha 36 g desse sal na mesma temperatura?
Ver Comentários

Q56715 - CESGRANRIO Operador Júnior 2011

O coeficiente de solubilidade das substâncias varia em função da temperatura, sendo a magnitude dessa variação característica do tipo de soluto. Considere a curva de solubilidade do cloreto de amônio, apresentada abaixo.

A massa de cloreto de amônio presente em 250 g de uma solução saturada a 50 °C é, em gramas, aproximadamente,
Ver Comentários

Q56717 - CESGRANRIO Operador Júnior 2011

Tabela de solubilidades, a 25°C, em gramas por 100 mL

O sal
diet é uma mistura de cloreto de potássio e cloreto de sódio, contendo quantidade traço de cloreto de lítio. Uma amostra de 4,5 g seca de sal diet foi pesada e analisada para determinar-se a percentagem em massa de cloreto de potássio. Para tal, a mistura de cloretos alcalinos foi tratada com ácido perclórico de modo a converter os sais cloretos em sais percloratos. A amostra foi seca e, em seguida, foi adicionada em 100 mL de acetato de etila, nos quais o potássio se precipitou na forma de KClO(ver dados de solubilidade na tabela acima). O sobrenadante foi separado, e o precipitado lavado com acetato de etila, antes de ser seco e pesado na balança analítica. Qual a percentagem, em massa, de KCl na amostra se a massa de KClO4 obtida foi igual a 2,77 g?
Ver Comentários

Q56734 - CESGRANRIO Técnico Químico 2011

A separação de íons em solução por meio de precipitação seletiva é uma prática muito importante em química analítica. A abordagem que NÃO pode ser usada para separação de íons em solução é a(o)
Ver Comentários