Questões de concursos sobre "Transtornos do Neurodesenvolvimento" | Psicologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q129578 - FCC Psicólogo 2018

A mãe de Junior, 8 anos, relata que ele é muito birrento e apresenta comportamentos verbais agressivos e manifestações de
raiva direcionadas a ela e a outras pessoas de sua convivência, principalmente mediante alguma situação de frustração. Ela
relatou à psicóloga que esse comportamento se iniciou há mais de ano e que, exceto nessas situações, Junior é um garoto
comportado. A hipótese diagnóstica mais provável é de transtorno  
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Q129585 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que
afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e
agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional
que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa 
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Q129635 - FCC Psicólogo 2018

A professora B. expressa:


“...a classe dele, a cadeira dele nunca ficava no lugar (...); aquele caderno dele, às vezes, estava virado pra ele, às vezes estava pro lado (...); a mochila nunca estava do lado da cadeira dele, ela estava pelo meio do corredor...” Esse é um trecho de uma descrição feita por uma professora a respeito de um aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA), num artigo de Landskron e Sperb (2008)


Portadores de TDHA reúnem um conjunto de sintomas, mas vale destacar que NÃO são considerados sintomas típicos da síndrome TDHA: 
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Q129651 - FCC Psicólogo 2018

No DSM-5 o Transtorno do Espectro Autista (TEA) diz respeito aos fenômenos relacionados ao autismo na infância e seu
diagnóstico  
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Q129779 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Sobre a deficiência mental e seu portador, assinale a alternativa INCORRETA.
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Q129780 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Para o autismo e sua condição epidemiológica, temos os seguintes dados: i apresenta uma taxa que varia de 2 a 20
casos por 10 mil, ii – o início frequentemente ocorre nos 3 primeiros anos de idade e iii – a incidência mostra uma
frequência de 4 homens para 1 mulher.

Admitindo tais informações, e somente estas, para uma criança qualquer nascida, agora, na cidade do Recife, seria
CORRETO afirmar que
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Q129856 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) é uma das entidades que
participa do “Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade”. Esse Fórum desenvolve
diversas ações, mobilizações e eventos e produções acadêmicas. Uma das preocupações iniciais desse
Fórum foi com a proliferação de laudos assinalando a Dislexia e o Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade (TDAH) como explicações para as vicissitudes escolares de diversos alunos.
Nessa perspectiva, marque a opção incorreta.
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Q129857 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido alvo de estudos, pesquisas, debates
e preocupação não só no meio acadêmico, mas também entre familiares de alunos e profissionais da
educação. Ainda que sua existência seja contestada por muitos, o diagnóstico de TDAH ou a sua
“suspeita” tem se difundido no cotidiano das instituições educativas. Sobre os critérios diagnósticos do
TDAH presentes do DSM V, marque a opção incorreta.
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Q129858 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido alvo de debates e preocupação também no campo
educacional. Apesar de ainda envolto com polêmicas, seu diagnóstico tem se expandido para a idade
adulta. Leia atentamente os itens abaixo.

I. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos. II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. III. Os sintomas devem se tornar plenamente manifestos antes dos três anos de idade. IV. Os sintomas devem causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente. V. Essas perturbações não devem ser mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.
Conforme o DSM V, são critérios diagnósticos do TEA:
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Q129945 - FGV Psicólogo 2018

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, é celebrado no dia 02 de abril.


Sobre os critérios essenciais para o diagnóstico desse transtorno, presentes nas suas diferentes formas de manifestação, analise os itens a seguir.


I. Altas habilidades e inteligência acima da média.

II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento.

III. Déficits na comunicação e na interação social.

IV. Surgimento dos sintomas na primeira infância


Está correto o que se afirma em 

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