A mãe de Junior, 8 anos, relata que ele é muito birrento e apresenta comportamentos verbais agressivos e manifestações de
raiva direcionadas a ela e a outras pessoas de sua convivência, principalmente mediante alguma situação de frustração. Ela
relatou à psicóloga que esse comportamento se iniciou há mais de ano e que, exceto nessas situações, Junior é um garoto
comportado. A hipótese diagnóstica mais provável é de transtorno
Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que
afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e
agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional
que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa
“...a classe dele, a cadeira dele nunca ficava no lugar (...); aquele caderno dele, às vezes, estava virado pra ele, às vezes
estava pro lado (...); a mochila nunca estava do lado da cadeira dele, ela estava pelo meio do corredor...” Esse é um trecho de uma
descrição feita por uma professora a respeito de um aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
(TDHA), num artigo de Landskron e Sperb (2008).
Portadores de TDHA reúnem um conjunto de sintomas, mas vale destacar que NÃO são considerados sintomas típicos da
síndrome TDHA:
Para o autismo e sua condição epidemiológica, temos os seguintes dados: i– apresenta uma taxa que varia de 2 a 20
casos por 10 mil, ii – o início frequentemente ocorre nos 3 primeiros anos de idade e iii –a incidência mostra uma
frequência de 4 homens para 1 mulher.
Admitindo tais informações, e somente estas, para uma criança qualquer nascida, agora, na cidade do Recife, seria
CORRETO afirmar que
A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) é uma das entidades que
participa do “Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade”. Esse Fórum desenvolve
diversas ações, mobilizações e eventos e produções acadêmicas. Uma das preocupações iniciais desse
Fórum foi com a proliferação de laudos assinalando a Dislexia e o Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade (TDAH) como explicações para as vicissitudes escolares de diversos alunos.
Nessa perspectiva, marque a opção incorreta.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido alvo de estudos, pesquisas, debates
e preocupação não só no meio acadêmico, mas também entre familiares de alunos e profissionais da
educação. Ainda que sua existência seja contestada por muitos, o diagnóstico de TDAH ou a sua
“suspeita” tem se difundido no cotidiano das instituições educativas. Sobre os critérios diagnósticos do
TDAH presentes do DSM V, marque a opção incorreta.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido alvo de debates e preocupação também no campo
educacional. Apesar de ainda envolto com polêmicas, seu diagnóstico tem se expandido para a idade
adulta. Leia atentamente os itens abaixo.
I. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.
II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
III. Os sintomas devem se tornar plenamente manifestos antes dos três anos de idade.
IV. Os sintomas devem causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional
ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
V. Essas perturbações não devem ser mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do
desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.
Conforme o DSM V, são critérios diagnósticos do TEA: