Disciplinas Psicologia Transtornos do Neurodesenvolvimento Questões de concursos sobre "Transtornos do Neurodesenvolvimento" | Psicologia - página 7 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q137853 - ASPERHS Psicólogo 2010
São características comuns do autismo, EXCETO:
A)Não estabelece contado com os olhos.
B)Não consegue tomar conhecimento do que acontece com os outros.
C)É inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas.
D)Apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se.
E)Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.
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Q138210 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2012
Maria Helena Diniz, na obra de sua autoria denominada Código Civil Comentado (2009), pautada no artigo 1.767 do Código Civil, define Curatela como sendo o encargo público cometido, por lei, a alguém para reger e defender uma pessoa e administrar os bens de maiores incapazes, que, por si sós, não estão em condições de fazê-lo, em razão de enfermidade ou deficiência mental. NÃO estão sujeitos à Curatela:
A)psicopatas.
B)excepcionais sem completo desenvolvimento mental.
C)pródigos.
D)alcoólatras eventuais.
E)ébrios habituais.
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Q138427 - UPENET/IAUPE Psicólogo 2012
Em relação ao autismo, assinale a alternativa cujo item está INCORRETAMENTE associado ao seu diagnóstico.
A)Ausência de ações variadas, espontâneas e imaginárias ou ações de imitação social adequadas.
B)Fidelidade aparentemente inflexível a rotinas ou rituais não funcionais específicos.
C)Linguagem estereotipada e proeminência de conteúdos ideativos delirantes.
D)Atraso ou funcionamento na interação social.
E)Hábitos motores estereotipados e repetitivos.
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Q138478 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2012
O conceito de transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares é diretamente comparável ao dos transtornos específicos do desenvolvimento da
A)inteligência e sexualidade.
B)personalidade e sexualidade.
C)maturidade emocional e racional.
D)fala e linguagem.
E)personalidade e maturidade emocional.
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Q139815 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Psicólogo Judicial 2010
Em relação a alguns problemas característicos da infância e da adolescência, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.
A)A anorexia nervosa, transtorno que comumente acomete garotas adolescentes e mulheres jovens, caracteriza-se pela perda de peso autoinduzida por abstenção de alimentos que engordam, por comportamentos como vômitos, exercícios físicos excessivos e uso de anorexígenos e diuréticos.
B)A gravidez na adolescência não é um fenômeno historicamente novo, porém possui fatores determinantes próprios da contemporaneidade e o principal deles é a iniciação sexual precoce, correlacionada às populações com baixo nível de renda.
C)O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos principais transtornos apresentados pelas crianças, atualmente, porém, ainda existem controvérsias sobre o tratamento em função das diferentes abordagens clínicas que possuem propostas de intervenção nos sintomas característicos desse transtorno.
D)As causas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ainda não são bem conhecidas.
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Q139825 - CESPE Psicólogo 2010
Quanto ao tratamento para o transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, assinale opção correta.
A)O tratamento é sempre individual, pois as características de dispersão e impulsividade inviabilizam a terapia em grupo.
B)O tratamento de crianças prioriza o treinamento do paciente no que diz respeito a prestar atenção à emissão de respostas inadequadas e às consequências dessas respostas sobre o ambiente, diferentemente do tratamento de adultos, que já são atentos a essas variáveis.
C)A técnica de solução de problemas é inadequada para essa condição porque requer habilidades de atenção que o paciente não tem.
D)O treino de autoinstrução é utilizado sob a justificativa de que o discurso interno favorece a regulação da atenção.
E)A indicação de uso de agendas, listas e despertadores, para portadores adultos desse transtorno, é impróprio porque torna o paciente refém desses recursos, que evidenciam a falta de controle pessoal sobre a própria vida e comprometem a autoestima.
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Q139860 - CESPE Psicólogo 2010
Segundo a Associação Psiquiátrica Americana, o retardo mental pode ser classificado em
A)adaptável e não adaptável à vida com autonomia do indivíduo.
B)graus 1, 2 ou 3.
C)leve, moderado ou grave.
D)incial, intermediário e final.
E)passível de tratamento e não passível de tratamento.
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Q139894 - CESPE Psicólogo 2010
Assinale a opção correta quanto ao diagnóstico diferencial entre as psicoses infantis e outros distúrbios invasivos do desenvolvimento.
A)A síndrome de Rett ocorre preferencialmente no sexo masculino e é identificada entre o quinto e o trigésimo mês de vida, com deficit no desenvolvimento e aceleração do crescimento craniano.
B)Os transtornos abrangentes não especificados iniciam-se em idades variadas, com prevalência no sexo feminino e com forte comprometimento da sociabilidade, da cognição e da comunicação.
C)A síndrome de Asperger é reconhecida após os dois anos de idade, com prevalência nos meninos, deficit na sociabilidade, inteligência próxima da normalidade e alta associação com as convulsões.
D)Os transtornos desintegrativos são reconhecidos depois dos dois anos de idade, com prevalência nos meninos, padrões de sociabilidade e comunicação empobrecidos, sem associação a convulsões.
E)Para Jerusalinky, a estruturação subjetiva que ocorre na infância é provisória, razão por que as psicoses infantis muito precoces não devem ser consideradas como definitivas.
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Q139902 - CESPE Psicólogo 2010
Segundo a classificação DSM-IV dos transtornos de personalidade, os sujeitos que manifestam dramatização, emotividade ou condutas excêntricas, encontram-se no grupo de personalidades
A)antissocial, limite, histriônica e narcísica.
B)narcísica, dependente e paranoica.
C)paranoica, esquizoide e esquizotípica.
D)evitantes, dependentes e obsessiva.
E)histriônica, obsessiva e esquizoide.
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