Questões de concursos sobre "Teorias da Personalidade" | Psicologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias da Personalidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q129525 - CONSULPAM Psicólogo 2018

A ansiedade é objeto de estudos de diversas ciências
e disciplinas da Psicologia e Psicanálise. Freud, por
exemplo, desenvolveu dois tipos de ansiedade: a
angustia automática e a angústia-sinal. Segundo a
perspectiva genético-evolutivo que assevera que cada
etapa da vida do indivíduo determina especificidade
na configuração das ansiedades. Referente as
configurações da ansiedade na perspectiva genético-evolutivo,
AFIRMA-SE:

I. A Ansiedade de Aniquilamento é também conhecida como desintegração, desmantelamento, despedaçamento, catastrófica. II. Ansiedade de Separação forma-se durante a primeira infância, pode ser o medo da perda do objeto necessitado e a da perda do amor deste objeto. III. Ansiedade de Engolfamento corresponde a uma fixação na etapa evolutiva em que há uma indiferenciação entre o eu e o outro, tal como ocorre na díade fusionai mãe-filho, de natureza simbiótica-narcisistica.
Assinale a opção CORRETA:
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Q129530 - CONSULPAM Psicólogo 2018

Sigmund Freud é um dos primeiros a asseverar a
dissociação entre grupo e as individualidades
presente em um jogo dialético entre indivíduo e
grupo. Para a Psicanálise as primeiras etapas de
estruturação do ego estão alicerçadas nos Princípios
do Prazer e da Realidade. Referente aos conjuntos de
funções que o ego pode ser definido assinale a opção
CORRETA:
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Q129541 - Gestão Concurso Psicologia 2018

O modelo de personalidade de cinco fatores, conhecido como “Big Five”, indica cinco dimensões básicas da personalidade humana.


Essas cinco dimensões estão corretamente identificadas em 

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Q129562 - FCC Psicólogo 2018

Freud aponta diferenças relacionadas à natureza da melancolia e ao afeto presente no luto. Desse modo, 
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Q129566 - FCC Psicólogo 2018

Winnicott chama a atenção para o desenvolvimento psíquico da criança e aponta a importância da promoção de um ambiente
facilitador para que o processo de maturação possa acontecer. Nesse sentido, o autor enfatiza a relevância 
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Q129569 - FCC Psicólogo 2018

Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.


I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.

II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.

III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.


As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia: 

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Q129597 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que
aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a
relação transferencial no âmbito educativo 
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Q129599 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos
conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como
uma disposição causada
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Q129614 - FCC Psicólogo 2018

Um dos temas mais frequentes nas obras em que Piaget trata de educação é, muito provavelmente, a oposição existente em
dois tipos de relações interindividuais, a coação e a cooperação. No primeiro caso, a criança pequena tende a considerar 
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Q129615 - FCC Psicólogo 2018

Para Piaget, a partir de certo nível, a atividade 
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