A ansiedade é objeto de estudos de diversas ciências
e disciplinas da Psicologia e Psicanálise. Freud, por
exemplo, desenvolveu dois tipos de ansiedade: a
angustia automática e a angústia-sinal. Segundo a
perspectiva genético-evolutivo que assevera que cada
etapa da vida do indivíduo determina especificidade
na configuração das ansiedades. Referente as
configurações da ansiedade na perspectiva genético-evolutivo,
AFIRMA-SE:
I. A Ansiedade de Aniquilamento é também
conhecida como desintegração, desmantelamento,
despedaçamento, catastrófica.
II. Ansiedade de Separação forma-se durante a
primeira infância, pode ser o medo da perda do objeto
necessitado e a da perda do amor deste objeto.
III. Ansiedade de Engolfamento corresponde a uma
fixação na etapa evolutiva em que há uma
indiferenciação entre o eu e o outro, tal como ocorre
na díade fusionai mãe-filho, de natureza simbiótica-narcisistica.
Assinale a opção CORRETA:
Sigmund Freud é um dos primeiros a asseverar a
dissociação entre grupo e as individualidades
presente em um jogo dialético entre indivíduo e
grupo. Para a Psicanálise as primeiras etapas de
estruturação do ego estão alicerçadas nos Princípios
do Prazer e da Realidade. Referente aos conjuntos de
funções que o ego pode ser definido assinale a opção
CORRETA:
Winnicott chama a atenção para o desenvolvimento psíquico da criança e aponta a importância da promoção de um ambiente
facilitador para que o processo de maturação possa acontecer. Nesse sentido, o autor enfatiza a relevância
Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.
I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.
II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os
sonhos ou à associação livre do adulto.
III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do
jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.
As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia:
Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que
aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a
relação transferencial no âmbito educativo
O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos
conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como
uma disposição causada
Um dos temas mais frequentes nas obras em que Piaget trata de educação é, muito provavelmente, a oposição existente em
dois tipos de relações interindividuais, a coação e a cooperação. No primeiro caso, a criança pequena tende a considerar