Q140604 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Auditoria e Fiscalização 2008
Apesar das muitas controvérsias entre os teóricos, na área de avaliação existem alguns conceitos e distinções razoavelmente consensuados, como os que se referem à avaliação somativa e à avaliação formativa. Sobre os objetivos da avaliação formativa, examine os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa.
1. Proporcionar feedback imediato para alimentar revisões de programas e projetos em fase de teste-piloto.
2. Estimar o grau de efi cácia das estratégias adotadas na implementação de um programa e orientar decisões sobre sua continuidade.
3. Identifi car aspectos ambientais favoráveis e desfavoráveis ao êxito de um projeto ou programa em fase inicial de implementação, a fi m de defi nir estratégias para melhorar o seu desempenho.
4. Informar sobre as necessidades de ampliação da cobertura de um programa ou da viabilidade de sua replicação.
Q140605 - ESAF Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 2009
Como instrumento gerencial, um programa de avaliação de desempenho tenderá a ser proveitoso caso se preste a alcançar, entre outros, os seguintes objetivos, exceto:
Q140606 - ESAF Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 2009
Ao ser designada(o) como responsável por um processo de mudança organizacional, você saberá ser capaz de fazê-lo desde que não incorra no seguinte erro conceitual:
A avaliação de desempenho nas organizações estima oaproveitamento do potencial individual das pessoas no trabalho e, consequentemente, o potencial humano de toda aempresa, constituindo-se, assim, num forte instrumento degerenciamento. Dentre as características do indivíduo, a serem analisadas em um processo de avaliação, destaca-se a maneira pelaqual o funcionário estabelece seus contatos com superiores, subordinados, clientes e fornecedores, procurando-se, assim, avaliar a(o) sua(seu)
"(...) contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais." Disponível em: http://www.bndes.gov.br/empresa/default.asp.
O campo de atuação do BNDES, brevemente descrito no texto acima, reflete o processo de mudança organizacional pelo qual, em virtude da globalização, muitas empresas brasileiras tiveram que passar. Nesse contexto, relaciona-se como principal variável para o sucesso desta premissa de gestão o "agente de mudança", que é compreendido por conjunto de
Q140638 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2007
Para a avaliação de desempenho são apresentadas as afirmativas abaixo.
I. A avaliação de desempenho deve ser concebida como um instrumento gerencial. II. Efeito halo se refere à valorização pelo avaliador de determinado fator de avaliação, podendo acarretar, de forma não consciente, que este contamine os demais fatores. III. Uma das principais causas do fracasso da avaliação de desempenho deve estar baseada em aspectos comportamentais dos avaliados. IV. O gerenciamento de desempenho é uma atividade cotidiana de gerência. V. A avaliação de desempenho deve ser uma ferramenta a serviço da Remuneração Estratégica. VI. Os resultados de avaliações devem ser usados como indicadores de performance das áreas. VII. Avaliação de desempenho integra o padrão de gestão estabelecido pela norma ISO-9001:2000.
É correto o que se afirma APENAS em
Q140639 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2007
Na avaliação de desempenho humano nas organizações, concentrar-se na determinação dos grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade, refere-se ao método
Q140640 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2007
O método de escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação, previamente definidos e graduados. Cada fator é dimensionado para retratar um desempenho fraco ou insatisfatório, até um desempenho ótimo ou excelente. O gráfico apresentado a seguir é uma alternativa ao método de escalas gráficas.
O gráfico apresentado refere-se ao método de escalas gráficas:
Q140641 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2007
O método de avaliação de desempenho que se baseia no fato de que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos é denominado