Questões de concursos sobre "Piaget" | Psicologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Piaget que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q129599 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos
conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como
uma disposição causada
Ver Comentários

Q129614 - FCC Psicólogo 2018

Um dos temas mais frequentes nas obras em que Piaget trata de educação é, muito provavelmente, a oposição existente em
dois tipos de relações interindividuais, a coação e a cooperação. No primeiro caso, a criança pequena tende a considerar 
Ver Comentários

Q129615 - FCC Psicólogo 2018

Para Piaget, a partir de certo nível, a atividade 
Ver Comentários

Q129628 - FCC Psicólogo 2018

Uma operação é, segundo Piaget, uma ação 
Ver Comentários

Q129812 - IF-SP Psicólogo 2018

(LA TAILLE, 1992) Ao estudar o jogo de
regras, Piaget nos diz que a evolução da prática e
da consciência da regra pode ser dividida em três
etapas, e formulou a hipótese de que o desenvolvimento
do juízo moral seguiria as mesmas etapas.
Considerando que as etapas são:
I. Anomia: ausência de regras e normas
II. Heteronomia: regras impostas coercitivamente
III. Autonomia

1. Interesse nas brincadeiras coletivas e regras. Concebe as regras como algo imutável, imposto pela tradição. 2. As crianças jogam com esmero pelas regras, e o respeito as regras é entendido como mútuo acordo entre os jogadores. 3. Não seguem as regras coletivas, interessarem-se pelo jogo para satisfazer seus interesses motores e suas fantasias simbólicas.
Indique a alternativa em que as etapas estão corretamente relacionadas.
Ver Comentários

Q129818 - IF-SP Psicólogo 2018

(LA TAILLE, 1992) Piaget destaca dois tipos
de relações interindividuais que interferem no
desenvolvimento cognitivo da criança: a coação e
a cooperação. Sobre elas, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q129820 - IF-SP Psicólogo 2018

“(...) a novidade agora será uma crescente capacidade para pensar de maneira abstrata, sem a dependência do concreto que se observava nas etapas anteriores; é uma orientação para a reflexão mais abstrata, para a consideração de diversas hipóteses alternativas diante de uma capacidade também crescente para pôr a prova essas hipóteses, contrastando-as com a realidade e vendo quais delas confirmam os fatos e quais não. ” (COLL, 1994, p.313)


Marque a alternativa que relaciona corretamente a teoria sobre a adolescência a que o trecho acima faz referência.

Ver Comentários

Q129861 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

Sobre as contribuições de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski para a compreensão do fenômeno
educativo, é correto afirmar. 
Ver Comentários

Q129863 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

Acerca da Teoria piagetiana, é incorreto afirmar:
Ver Comentários

Q129864 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

A Psicologia de Jean Piaget pode ser corretamente definida como:
Ver Comentários