O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos
conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como
uma disposição causada
Um dos temas mais frequentes nas obras em que Piaget trata de educação é, muito provavelmente, a oposição existente em
dois tipos de relações interindividuais, a coação e a cooperação. No primeiro caso, a criança pequena tende a considerar
(LA TAILLE, 1992) Ao estudar o jogo de
regras, Piaget nos diz que a evolução da prática e
da consciência da regra pode ser dividida em três
etapas, e formulou a hipótese de que o desenvolvimento
do juízo moral seguiria as mesmas etapas.
Considerando que as etapas são:
I. Anomia: ausência de regras e normas
II. Heteronomia: regras impostas coercitivamente
III. Autonomia
1. Interesse nas brincadeiras coletivas e regras.
Concebe as regras como algo imutável, imposto
pela tradição.
2. As crianças jogam com esmero pelas regras, e o
respeito as regras é entendido como mútuo acordo
entre os jogadores.
3. Não seguem as regras coletivas, interessarem-se
pelo jogo para satisfazer seus interesses motores e
suas fantasias simbólicas.
Indique a alternativa em que as etapas estão corretamente
relacionadas.
(LA TAILLE, 1992) Piaget destaca dois tipos
de relações interindividuais que interferem no
desenvolvimento cognitivo da criança: a coação e
a cooperação. Sobre elas, é correto afirmar:
“(...) a novidade agora será uma crescente
capacidade para pensar de maneira abstrata, sem
a dependência do concreto que se observava nas
etapas anteriores; é uma orientação para a reflexão
mais abstrata, para a consideração de diversas
hipóteses alternativas diante de uma capacidade
também crescente para pôr a prova essas hipóteses,
contrastando-as com a realidade e vendo quais
delas confirmam os fatos e quais não. ” (COLL,
1994, p.313)
Marque a alternativa que relaciona corretamente
a teoria sobre a adolescência a que o trecho acima
faz referência.