Disciplinas Psicologia Estresse Laboral Questões de concursos sobre "Estresse Laboral" | Psicologia - página 14 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estresse Laboral que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q139920 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2010
O termo burnout veio do campo da ciência dos foguetes para o campo das ciências da saúde, dando origem ao termo Síndrome de Burnout , em geral causada pelo estresse no trabalho, passando a ser uma designação para o que até então era referido como
A)presença de LER e inapetências físicas.
B)mania e excitação nervosa.
C)insônia e desadaptação ocupacional.
D)pessimismo e neurastenia.
E)depressão e colapso nervoso.
Responder
Q139921 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2010
É frequente a preocupação, no mundo contemporâneo, com a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável e do gerenciamento do estresse. A depressão, a frustração e a perda de produtividade, no estágio mais grave do estresse, são sintomas de
A)esgotamento.
B)doença mental.
C)transtorno de adequação.
D)falência fisiológica.
E)desequilíbrio neurotransmissor.
Responder
Q140162 - ACEP Psicólogo 2010
Sobre estresse organizacional, é CORRETO afirmar:
A)as doenças psicossomáticas têm um percentual expressivo de causas físicas no trabalho.
B)a ginástica laboral é uma atividade preventiva do estresse, mas, quando se trata de resgatar a família, o lazer e as atividades sociais, não se pode associá-las como preventivas do estresse e da formação de doenças psicossomáticas.
C)os homens, por serem vistos como máquinas, muitas vezes destroem suas próprias vidas; o estresse organizacional provoca uma desarticulação familiar, sendo um dos resultados da crise moral nas empresas.
D)a adaptação às novas mudanças organizacionais desenvolve as resistências e rejeições emocionais, mas não chega a interferir no nível de formação de doenças psicossomáticas.
Responder
Q140187 - ACEP Psicólogo 2010
De acordo com a teoria de Seligmann-Silva (1995), existem três grandes conjuntos de modelos teóricos em saúde mental e do trabalho. Assinale a alternativa que contempla esses conjuntos.
A)As teorias de abordagem no estresse, psicodinâmica do trabalho e modelo formulado em desgaste mental.
B)As teorias do estresse, abordagem de Bournout e psicodinâmica do trabalhador.
C)A teoria sobre patologias do trabalho, análise investigativa do desgaste mental e modelo centrado na saúde primária.
D)As teorias do estresse, modelo de desgaste mental e modelo centrado na Psicologia Hospitalar.
Responder
Q140200 - ACEP Psicólogo 2010
Existem diversas abordagens de intervenção para o estresse. Assinale a alternativa que se refere às abordagens de caráter metodológico quantitativo.
A)Na intervenção cognitivista, o conceito de coping se refere ao conjunto de percepções, experiências e vivências dos indivíduos e a especificidade de seus estímulos, tais como novidade, previsibilidade e intensidade, os quais são decisivos para a mudança comportamental diante de fatores estressores.
B)A intervenção cognitivista analisa e intervém no estresse, a partir da análise das interconexões entre córtex cerebral, hipotálamo, hipófise, glândulas suprarrenais e as alterações bioquímicas resultantes no organismo.
C)São exemplos de ações de intervenção adaptacionista e comportamental os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), que se direcionam à gestão dos colaboradores, dando menor ênfase às condições de trabalho.
D)Na avaliação cognitiva, a situação estressora determina o esforço de enfrentamento do indivíduo, havendo, assim, a possibilidade de uma mudança comportamental.
Responder
Q140201 - ACEP Psicólogo 2010
O estresse vem sendo amplamente divulgado como o mal do século, em conjunto com outras doenças da atualidade. Estudos científicos e também órgãos de comunicação têm promovido sua popularização. Diversos fatores hoje são considerados em sua análise, tais como o trabalho, fatores hereditários, relações familiares, aspectos emocionais, qualidade de vida, fatores sócioeconômicos, dentre outros. Sobre as teorias do estresse, é CORRETO afirmar:
A)no campo de atuação da psicodinâmica do trabalho, trabalha-se o estresse a partir de conceitos, tais como: bem-estar e sofrimento psíquico, significação e formas de manifestação desse sofrimento, no âmbito do pré-patológico. Suas práticas interventivas, em relação ao estresse, estão relacionadas à coletividade de trabalho e aos aspectos da organização do trabalho.
B)Na perspectiva adaptacionista e na abordagem biológica, estão presentes como pressupostos as teorias sobre estresse, bem como os modelos das ciências físicas e naturais. Contudo, suas ações interventivas são focadas para a gestão coletiva por meio de mudanças reflexivas e práticas de dinâmicas de grupo.
C)Para os fisiologistas, o termo estresse define-se como uma síndrome geral de adaptação, constituída por quatro fases: alarme, adaptação, exaustão e fase crônica, denotando assim um caráter meramente biológico.
D)A síndrome do esgotamento profissional foi definida como uma reação à tensão emocional crônica e que envolve cinco componentes: o pré-estresse, a exaustão emocional, a diminuição do apetite, a despersonalização, a diminuição do envolvimento e do compromisso pessoal no trabalho.
Responder