Questões de concursos sobre "Direitos Humanos" | Psicologia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Direitos Humanos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q60303 - FAURGS Pedagogo 2016

Conforme previsto nas “Regras Mínimas das Nações
Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade”,
pode-se afirmar que  
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Q60311 - FAURGS Pedagogo 2016

A metodologia proposta pela Justiça Restaurativa caracteriza-se, principalmente, _____________, na construção de uma cultura de paz.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo acima.

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Q60611 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Segundo o Programa Nacional de Educação em Direitos
Humanos (In: Tavares, 2010), essa educação em direitos
humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação
básica a permear o currículo, a formação inicial e
continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico
da escola, os materiais didático-pedagógicos,
o modelo de gestão e avaliação. Para a autora,
um dos grandes desafios para a efetivação da educação
com esses fundamentos teóricos metodológicos implica
em a prática escolar ser orientada de modo a assegurar
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Q62935 - CISCOPAR Pedagogo 2015

Sobre os direitos fundamentais da infância, é
INCORRETO afirmar: 
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Q64625 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é produto do compromisso do Estado com a efetivação dos direitos humanos e de uma construção histórica de uma sociedade civil organizada, inserindo aspectos dos principais documentos internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário. 

Analise as seguintes afirmativas referentes ao PNEDH.

I. Um dos princípios norteadores na educação básica é desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais.

II. Na educação básica, uma de suas ações programáticas é desenvolver uma pedagogia participativa que inclua conhecimentos, análise crítica e habilidades para divulgar os direitos humanos.

III. Incentivar a elaboração de metodologias pedagógicas de caráter transdisciplinar e interdisciplinar para a educação em direitos humanos nas IES é uma das ações programáticas na educação superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
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Q64813 - FDC Orientador Educacional 2010

Na categoria Temas Transversais, o tema “Ética” provoca grandes discussões sobre a forma como será repassado aos alunos. Os juízos éticos são fundamentados em acordos, como, por exemplo, a Declaração dos Direitos do Homem, e estes acordos são geralmente insuficientes para sua implantação. O procedimento adequado em relação a esses acordos e a respectiva justificativa encontram-se na seguinte alternativa:
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Q65338 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2014

O Brasil é um Estado laico. Entre outras coisas,
isso significa que não há religião oficial e que a
Constituição garante a liberdade de crença a todas
as pessoas. No que diz respeito à educação, as
Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos
Humanos reforçam a laicidade do Estado como um
dos princípios a orientar os sistemas de ensino. De
acordo com estas e outras diretrizes e parâmetros
educacionais nacionais, entender que a educação
pública é laica significa que: 
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Q65675 - IBADE Cuidador 2016

O aluno com deficiência mental tem dificuldade de
construir conhecimento como os demais e de
demonstrar a sua capacidade cognitiva ,
principalmente nas escolas que mantêm um modelo
conservador de atuação e uma gestão: 
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Q65735 - Instituto Excelência Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

A educação como um direito humano significa
que não deve depender das condições
econômicas dos estudantes ou estar sujeita
unicamente às regras de mercado. Sendo assim
há três dimensões do direito à educação: Direito
humano à educação, Direitos humanos na
educação, Educação em direitos humanos.

Sobre Educação em direitos humanos é CORRETO afirmar: 
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Q66271 - AOCP Assistente de Alunos 2010

Sobre a violência e sobre crianças e adolescentes, podemos afirmar que
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