A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos
currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer
I. pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados
interdisciplinarmente;
II. como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar;
III. de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade;
IV. através de outras formas de inserção, desde que observadas as especificidades dos níveis e
modalidades da Educação Nacional.
Considerando-se o que foi prescrito pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do
Conselho Nacional de Educação, as afirmações I, II , III e IV são, respectivamente,
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas pela Resolução nº 1,
de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, define como
fundamentos para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros, os seguintes princípios:
I. dignidade humana;
II. reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades;
III. sustentabilidade socioambiental;
IV. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e
transdisciplinaridade;
V- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
Os princípios que realmente são definidos na Resolução constam dos itens
A ideia da cidadania é uma ideia eminentemente política que não está necessariamente ligada a valores universais, mas a
decisões políticas (...) direitos de cidadania não são direitos universais, são direitos específicos dos membros de um
determinado Estado, de uma determinada ordem jurídico-política. No entanto, em muitos casos, os direitos do cidadão coincidem
com os direitos humanos, que são os mais amplos e abrangentes.
Nesse sentido, considerando os imigrantes e refugiados no país, o acesso à educação é
Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem responsabilidades constitucionais compartilhadas
em financiar as políticas e ações necessárias para garantir, de fato, o direito à educação básica obrigatória. Considere
as afirmativas:
I. Construção de museus e galerias de arte.
II. Transporte terrestre e fluvial para estudantes em locais de difícil acesso.
III. Moradias populares e saneamento básico.
IV. Transporte terrestre, fluvial e aéreo para professores em locais de difícil acesso.
V. Oferta de educação escolar bilíngue aos indígenas e surdos.
Dentre as descritas acima, são despesas diretas necessárias ao cumprimento desse direito APENAS o que consta em
A educação, sendo um direito humano, é garantida legalmente no território nacional
Q57586 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017
“Art. 3º - A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios: I - dignidade humana; II - igualdade de direitos; III - reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; IV - laicidade do Estado; V - democracia na educação; VI - transversalidade, vivência e globalidade; e VII - sustentabilidade socioambiental.” (BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 maio 2012. Seção 1, p. 48.) A partir do que preconiza a Resolução do Conselho Nacional de Educação/MEC supracitada, a educação precisa
Q57654 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
A formação cidadã dos sujeitos na escola, a partir da lógica da educação em direitos humanos, deverá atender
a determinados princípios. Quanto a esses princípios, analise as afirmativas seguintes.
I Promover a apreensão de conhecimentos técnicos sobre direitos humanos estabelecidos em nível
internacional.
II Afirmar valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos e promovam
uma cidadania ativa.
III Desenvolver processos metodológicos participativos e de construção coletiva, com linguagens e
materiais didáticos contextualizados.
IV Fortalecer práticas individuais e coletivas que gerem ações em favor da promoção, proteção e defesa
dos direitos humanos.
V Promover a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente no âmbito cognitivo,
social, cultural e político. , Estão corretas
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de
10/12/1948, é considerada de grande relevância e
norteadora das relações humanas entre os povos e
nações. Acerca dos Direitos Humanos prescritos na
Declaração e em seus respectivos artigos, julgue os
itens abaixo e assinale aquele considerado
incorreto.