Questões de concursos sobre "Direitos Humanos" | Psicologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Direitos Humanos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57419 - FADESP Pedagogo 2018

A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos
currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer

I. pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II. como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III. de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade; IV. através de outras formas de inserção, desde que observadas as especificidades dos níveis e modalidades da Educação Nacional.
Considerando-se o que foi prescrito pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, as afirmações I, II , III e IV são, respectivamente,
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Q57420 - FADESP Pedagogo 2018

As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas pela Resolução nº 1,
de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, define como
fundamentos para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros, os seguintes princípios:

I. dignidade humana; II. reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; III. sustentabilidade socioambiental; IV. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; V- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
Os princípios que realmente são definidos na Resolução constam dos itens
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Q57467 - FCC Consultor Legislativo 2018

A ideia da cidadania é uma ideia eminentemente política que não está necessariamente ligada a valores universais, mas a
decisões políticas (...) direitos de cidadania não são direitos universais, são direitos específicos dos membros de um
determinado Estado, de uma determinada ordem jurídico-política. No entanto, em muitos casos, os direitos do cidadão coincidem
com os direitos humanos, que são os mais amplos e abrangentes.
 
Nesse sentido, considerando os imigrantes e refugiados no país, o acesso à educação é
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Q57500 - FCC Pedagogo 2018

Considerando a educação um direito humano, o objetivo da educação e das suas políticas NÃO é formar gerações para


I. garantir direitos.

II. o mercado.

III. o vestibular.

IV. atingir índices internacionais de alfabetização e matematização.

V. exercerem a cidadania ativa.


Está correto o que se afirma APENAS em 

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Q57501 - FCC Pedagogo 2018

Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem responsabilidades constitucionais compartilhadas em financiar as políticas e ações necessárias para garantir, de fato, o direito à educação básica obrigatória. Considere as afirmativas:


I. Construção de museus e galerias de arte.

II. Transporte terrestre e fluvial para estudantes em locais de difícil acesso.

III. Moradias populares e saneamento básico.

IV. Transporte terrestre, fluvial e aéreo para professores em locais de difícil acesso.

V. Oferta de educação escolar bilíngue aos indígenas e surdos.


Dentre as descritas acima, são despesas diretas necessárias ao cumprimento desse direito APENAS o que consta em 

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Q57502 - FCC Pedagogo 2018

A educação, sendo um direito humano, é garantida legalmente no território nacional  
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Q57586 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

“Art. 3º - A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios: 
I - dignidade humana; II - igualdade de direitos; III - reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; IV - laicidade do Estado; V - democracia na educação; VI - transversalidade, vivência e globalidade; e VII - sustentabilidade socioambiental.”
(BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 maio 2012. Seção 1, p. 48.)
A partir do que preconiza a Resolução do Conselho Nacional de Educação/MEC supracitada, a educação precisa
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Q57654 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A formação cidadã dos sujeitos na escola, a partir da lógica da educação em direitos humanos, deverá atender
a determinados princípios. Quanto a esses princípios, analise as afirmativas seguintes.

I Promover a apreensão de conhecimentos técnicos sobre direitos humanos estabelecidos em nível internacional. II Afirmar valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos e promovam uma cidadania ativa. III Desenvolver processos metodológicos participativos e de construção coletiva, com linguagens e materiais didáticos contextualizados. IV Fortalecer práticas individuais e coletivas que gerem ações em favor da promoção, proteção e defesa dos direitos humanos. V Promover a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente no âmbito cognitivo, social, cultural e político. ,
Estão corretas
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Q57815 - IF-TO Técnico - Educação 2018

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de
10/12/1948, é considerada de grande relevância e
norteadora das relações humanas entre os povos e
nações. Acerca dos Direitos Humanos prescritos na
Declaração e em seus respectivos artigos, julgue os
itens abaixo e assinale aquele considerado
incorreto.
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Q57958 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

Sobre a presença da temática da Educação em Direitos Humanos nos currículos da educação superior, é
correto afirmar que
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