Questões de concursos sobre "Zabala" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Zabala que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57922 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Zabalza (2004), ao discutir a qualificação do docente universitário e a necessária reformulação dos processos de
ensino e de aprendizagem no contexto do ensino superior, defende que: 
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Q58443 - COPERVE - UFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Veiga (2011), ao apresentar o que pensam diferentes autores sobre a docência na educação superior, insere a perspectiva de Zabalza (2004), que apresenta três grandes dimensões na definição do papel docente, sinteticamente apresentadas a seguir:


• uma dimensão profissional, que envolve os componentes essenciais que definem uma profissão: suas exigências, construção da identidade profissional, principais dilemas, necessidade de formação inicial e permanente etc.;

• uma dimensão pessoal, que considera alguns aspectos importantes da docência: tipo de envolvimento e compromisso pessoal característico da profissão, ciclos de vida e situações pessoais que afetam os professores, problemas de ordem pessoal, fontes de satisfação e insatisfação no trabalho;

• uma dimensão administrativa, relacionada aos aspectos contratuais, como os sistemas de seleção e formação, os incentivos, as condições e regime de trabalho.


Essas dimensões não são excludentes, e alguns dos aspectos que são tratados no bojo de uma dimensão poderiam ser trabalhados no de outra. Dito em termos simples, as dimensões são intercomplementares. A esse respeito, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do perfil do docente da educação superior.


I. Conhecer os estudantes, a disciplina e o ensino de forma geral.

II. Possuir conhecimento didático, do contexto histórico-político e experiencial.

III. Possuir conhecimento que extrapola os limites da disciplina de seu campo científico para adquirir também habilidades complexas necessárias à condução do ensino.

IV. Apresentar didática especial que deve corresponder a cada ciência ou disciplina específica, objeto de um determinado ensino. Isso supõe que toda ciência ou disciplina teria implícitas estratégias didáticas, ao lado das científicas ou investigativas, para serem concretizadas em aula. Há uma identificação da didática com o conhecimento específico.

V. Reconhecer que o saber pedagógico nem sempre está em conexão com o saber epistemológico.

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Q58571 - UPENET/IAUPE Pedagogo 2017

Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adequadas numa perspectiva construtivista, quando 
I. identificam os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação ao novo conhecimento. II. propõem conteúdos que sejam significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos. III. deixam que cada aluno supere individualmente suas dificuldades, considerando que os conteúdos são bem trabalhados pelos professores. IV. consideram as competências atuais dos alunos e permitem avançar com a ajuda necessária do professor como mediador, ou seja, intervêm na zona de desenvolvimento proximal. V. determinam que os alunos pesquisem todos os conteúdos a serem trabalhados na unidade e, assim, não apresentem dificuldades no processo de ensino do professor.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
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Q58706 - SELECON Professor de Ensino Fundamental 2018

Kilpatrick estruturou e difundiu o método de
projetos, inicialmente testado por Dewey ainda no
século XIX (ZABALA, 1998). O ponto de partida do
método de projetos é:
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Q58837 - SELECON Pedagogo 2018

Segundo Zabala (1998), para uma boa
aprendizagem são necessários um clima e um ambiente
adequados, constituídos por relações em que predominem
a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade.
Para que tal ocorra, o professor deverá desempenhar um
papel:
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Q58840 - SELECON Pedagogo 2018

Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista
considera o ensino como “um processo de construção
compartilhada de significados, orientados para a autonomia
dos alunos.” Para que esse processo ocorra de modo
eficaz, o professor deve buscar metodologias que:
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Q59536 - Nosso Rumo Diretor de Unidade Escolar 2017

Abaixo, observa-se uma síntese das competências cognitivas avaliadas no exame do Saresp.


                                     


O uso do termo “competência”, conforme Zabala (2015), é uma consequência da necessidade de superar um ensino que, na maioria dos casos, foi reduzido a uma aprendizagem memorizadora de conhecimentos, fato que implica dificuldade para que esses conhecimentos possam ser aplicados na vida real. Dessa forma, com base nas competências do Saresp e nos conceitos de Zabala, assinale a alternativa correta.

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Q60068 - IF Sudeste - MG Pedagogo 2017

Zabala (1998) defende a concepção construtivista como aquela que permite compreender a
complexidade dos processos de ensino-aprendizagem. São preceitos da concepção
construtivista, EXCETO
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Q61695 - COSEAC Professor - Língua Portuguesa 2016

Segundo Zabala, para aprender é
indispensável que haja um clima e um ambiente
adequados, já que a aprendizagem é potencializada
quando convergem as condições que estimulam o
trabalho e o esforço. Para tal, é necessário criar um
ambiente seguro e ordenado que ofereça aos
alunos:
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Q62346 - COTEC Pedagogo 2015

Em seu texto A Prática Educativa: como ensinar, Antoni Zaballa defende que o papel ativo e protagonista do aluno não se contrapõe à necessidade de um papel também ativo do educador. Nessa perspectiva do autor, o papel ativo do educador se caracteriza quando:
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