No texto “A Prática Educativa. Como Ensinar", Antoni Zabala afirma que “Quando são homogeneizadoras,
fechadas, rotineiras, a avaliação – na função formativa e reguladora que temos atribuído a ela – tem pouca
margem para se transformar num fato habitual e cotidiano. Contrariamente, as propostas abertas, que
favorecem a participação dos alunos e a possibilidade de observar, por parte dos professores, oferecem a
oportunidade para uma avaliação que ajude a acompanhar todo o processo e, portanto, a assegurar sua
idoneidade."
Com essa afirmação, o autor defende uma prática avaliativa que
Sobre avaliação da aprendizagem, à luz de Antoni Zabala em seu livro “A prática educativa: como ensinar", é correto afirmar que:
Q65705 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
A atuação pedagógica com um enfoque globalizador
parte do pressuposto de que os conteúdos de
aprendizagem são “sempre meios para conhecer ou
responder a questões que uma realidade
experiencial dos alunos proporciona: realidade que é
sempre global e complexa” (ZABALA, 2002, p. 28).
Os conteúdos que envolvem ações ordenadas com
um fim, ou seja, ações direcionadas para a realização
de um objetivo, que se referem a um aprender a fazer,
que envolvem regras, técnicas, métodos, estratégias
e habilidades (como exemplos: ler, desenhar,
observar, classificar e traduzir) são denominados: