Questões de concursos sobre "Tipos de Planos de Ensino" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tipos de Planos de Ensino que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57342 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

Segundo a UNESCO, o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito
a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas.
O plano, por sua vez, não se confunde com o planejamento porque
Ver Comentários

Q57495 - FCC Pedagogo 2018

Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista.


O planejamento educacional se efetiva em três níveis distintos. São eles: 

Ver Comentários

Q57617 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Acerca do plano da escola (projeto pedagógico), plano de ensino e plano de aula, marque VERDADEIRO (V) ou FALSO (F):


( ) O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre.

( ) O plano de aula é um documento que apresenta todo o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades curriculares.

( ) O plano da escola é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre.

( ) O plano da escola, enquanto orientação geral do trabalho docente, deve ser consensual entre o corpo docente.

( ) Para Libâneo, o plano de ensino também é chamado de plano de unidades didáticas.

( ) O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais no plano de ensino são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

Ver Comentários

Q57768 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com o professor Danilo Gandin, a
educação libertadora nasce da compreensão de que
a realidade social é injusta e de que existe uma grande
carência na participação. Desse modo, o sujeito
é pensado de forma social e não como indivíduo.
Em tal processo o planejamento é fundamental para
que se possam alcançar os objetivos educacionais
que a escola se propôs. Assim, para Gandin : 
Ver Comentários

Q57879 - Quadrix Professor - Biologia 2018

O planejamento consiste em um instrumento fundamental de
organização e deve encontrar-se presente em toda ação
educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões.
Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q58193 - SUGEP - UFRPE Pedagogo 2018

Constituem modalidades de plano de ensino:

1) plano de aula 2) plano didático 3) plano curricular 4) plano de unidade 5) plano de disciplina
Estão corretas, apenas:
Ver Comentários

Q58613 - FCC Professor - Filosofia 2016

Com relação a se ter uma organização do plano de ensino de filosofia para o ensino médio ou centrado na história da filosofia, ou tendo como foco temas a serem, de alguma maneira, definidos pelo professor, Lídia Maria Rodrigo afirma que “não é obrigatória a opção por uma dessas alternativas, havendo possibilidade de mesclá-las em um programa composto por uma parte histórica e outra temática”. (2009, p. 53). Pensando assim ela diz ser favorável à organização do plano de ensino de filosofia que tenha a história da filosofia não como centro e sim como referencial. 


Tomando por base suas afirmações, pode-se dizer que esta autora:

Ver Comentários

Q60075 - IF Sudeste - MG Pedagogo 2017

Considerando o planejamento de ensino como construção de ações previstas a partir do cotidiano escolar, analise as proposições abaixo, assinalando V nas que forem verdadeiras e F nas que forem falsas.

( ) O planejamento deve ser flexível, a fim de não engessar a prática docente.

( ) O planejamento deve trabalhar com um aluno ideal, visando à qualidade que se quer alcançar.

( ) O planejamento escolar deve partir da situação atual dos alunos e permanecer nela.

( ) O planejamento prevê o diagnóstico, a execução, a avaliação e a readequação de tudo que foi planejado.

( ) O planejamento visa realizar um trabalho intencional de ensino-aprendizagem.

A sequência CORRETA é: 

Ver Comentários

Q60426 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Gandin e Cruz (2002) mencionam que muitas escolas restringiram o “plano” ao “programa”, isto é, a uma lista de conteúdos a serem “trabalhados”.


Analise as seguintes afirmativas sobre o plano no contexto educacional.


I. Um plano como instrumento de construção da realidade deve constar três elementos: a definição do que se quer atingir, a indicação da distância a que se está desse ideal, a proposta para diminuir tal distância.

II. O plano de sala de aula faz sentido quando os professores possuem aspirações maiores do que transmitir conteúdos preestabelecidos.

III. O plano de sala de aula, elaborado pelo professor, faz parte do processo de planejamento da escola.


A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas 

Ver Comentários

Q60433 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Segundo Vasconcellos (2006), planejar implica antecipar mentalmente uma ação a ser executada e agir como o previsto. Para o autor, o plano é um produto da reflexão e tomada de decisão do planejamento.


Analise as seguintes afirmativas sobre planejamento e plano, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas


( ) O planejamento como processo abrange dois subprocessos: elaboração e realização interativa.

( ) O plano de mediação engloba as ações realizadas.

( ) A elaboração do planejamento tem como referência as três dimensões da ação humana consciente e intencional: realidade, finalidade e plano de ação mediadora.

( ) A realização do planejado ocorre de modo linear.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

Ver Comentários