TEXTO 1
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a
posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da
leitura daquele. (...)
Este movimento dinâmico é um dos aspectos centrais, para mim,
do processo de alfabetização. Daí que sempre tenha insistido em
que as palavras com que organizar o programa da alfabetização
deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares,
expressando a sua real linguagem, os seus anseios, as suas
inquietações, as suas reivindicações, os seus sonhos. Deveriam
vir carregadas da significação de sua experiência existencial e
não da experiência do educador. A pesquisa do que chamava
universo vocabular nos dava assim as palavras do Povo,
grávidas de mundo. (...)
De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a
leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo
mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”,
quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.
(FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se
completam - texto adaptado)
Com base no TEXTO 1, responda à questão.
A proposta de Paulo Freire comentada no TEXTO 1 evidencia
que ele acata os princípios teóricos de: