Questões de concursos sobre "Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem" | Pedagogia - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q60856 - Serctam Professor de Ensino Fundamental 2016

Kamii (1987), com base em Piaget, reafirma que
a construção do conceito de número pela criança se
dá por meio de “uma síntese de dois tipos de
relações que a criança elabora entre os objetos (por
abstração reflexiva). Uma, é a ordem e a outra é a
inclusão hierárquica”. Assim, o conceito de número
não pode ser “ensinado” às crianças pela via da
apresentação e da repetição desse conceito pelo
professor. É preciso que as crianças construam
estruturas mentais para abarcar esse conceito e a
melhor forma de fazer isso é estimulando
-as a
colocarem os elementos da vida em todos os tipos
de relações. Nesse prisma, sobre papel do
professor no ensino da matemática, estão corretas:

I. Encorajar o pensamento sobre números e quantidades de objetos em situações que sejam significativas para elas, ou seja, as crianças devem pensar sobre quantidade sempre que sentirem necessidade e interesse. II. Estimular a quantificação de objetos logicamente e a comparação de conjuntos (em vez de apenas contar). III. Incentivar a elaboração de conjuntos com objetos móveis. Folhas de exercícios com desenhos não são apropriadas para ensinar o número elementar, pois pode conduzir à resposta certa pela maneira errada. IV. Limitar a troca de ideias com seus pares. Através da troca de ideias e entre colegas, as crianças podem se dispersar, perderem o tempo previsto para a realização das atividades e a correção feita pelo professor. V. Compreender como a criança está pensando e intervir de acordo com o que parece em sua lógica. Mais do que corrigir a resposta dada pela criança, o professor deve tentar reconstituir o seu raciocínio para entender a base do “erro”.
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Q60861 - Serctam Professor de Ensino Fundamental 2016

O ingresso da criança no universo moral se dá
pela aprendizagem de diversos valores e deveres a
eles impostos tanto pelos pais, quanto por adultos
em geral. Piaget (1932/1994, p. 23) afirma que “toda
moral consiste num sistema de regras, e a essência
de toda moralidade deve ser procurada no respeito
que o indivíduo adquire por essas regras”. Para o
autor, a moralidade é construída e se aperfeiçoa em
três fases de desenvolvimento sociomoral: a
anomia, a heteronomia e a autonomia. Indique a
alternativa que conceitua, corretamente, a etapa da
heteronomia e da autonomia, conforme a teoria do
estudioso suíço:
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Q60875 - IDECAN Professor - Pedagogia 2016

Analise as afirmativas a seguir.
 
I. A abordagem humanista vê o aluno como produto do meio.
II. A abordagem cognitivista preocupa‐se com as relações sociais sem deixar de privilegiar a capacidade do aluno em assimilar as informações.
III. A abordagem comportamentalista, a relação professor‐aluno ocorre de forma horizontal e não impositivamente.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
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Q60934 - IESES Professor 2015

No que diz respeito à teoria crítica e suas
contribuições para a construção do currículo, marque
V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda
crítica às bases do pensamento de organização
curricular clássica. 
( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas
são organizadas de forma isolada, inscritas numa
grade curricular. 
( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um
questionamento político do papel da educação na
sociedade. 
( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e
conteúdos são definidos e os professores limitam-se
a segui-los.
 A sequência correta é: 
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Q60940 - IBADE Professor - Sociologia 2016

Após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional de n.º 9.394/1996, revalorizam-se as ideias
de Piaget, Vygotsky, entre outros estudiosos. Um dos
pontos em comum entre eles é o fato de serem
interacionistas, porque :
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Q61040 - PR-4 UFRJ Técnico em Assuntos Educacionais 2014

O pressuposto de que a emoção é uma linguagem,
considerando o processo de indiferenciação
entre a afetividade, o movimento e a inteligência,
aspectos constituintes de campos funcionais
entre a criança, o meio envolvente e a comunhão
afetiva, está presente na teoria de:
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Q61041 - PR-4 UFRJ Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Uma professora levou os alunos ao Jardim
Zoológico. Antes, ela pediu que cada aluno
se manifestasse sobre o que eles veriam lá e
pediu que levassem máquinas fotográficas.
Juntamente com a turma, a professora montou
um mural com as fotos tiradas no Zôo. A partir
das imagens, os alunos categorizaram os animais
segundo as características comuns observadas.
A organização apresentada pelas crianças
mostrava uma compreensão simplificada do
conceito de cada grupo de animais. Diante
dessa constatação, a professora elaborou um
planejamento de atividades pedagógicas que
considerasse o aprendizado dos conceitos e
uma discussão sobre os significados atribuídos
pelas Ciências. Nessa situação, é correto
afirmar que essa ação está baseada na teoria de
aprendizagem denominada:
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Q61042 - PR-4 UFRJ Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Jean Piaget buscou compreender as categorias
e os diversos tipos de conhecimento humano,
entre eles, o conhecimento científico e o genético,
no sentido de gênese, origem ou formação do
conhecimento. Considerando essa assertiva,
para o autor, o desenvolvimento cognitivo do
indivíduo ocorre por meio:
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Q61052 - PR-4 UFRJ Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Os psicólogos Jean Piaget e Lev Vygotsky construíram teorias fundamentais para a compreensão da construção do conhecimento do ser humano. As pesquisas de Piaget priorizam o processo de maturação biológica associado com os processos autônomos e espontâneos, importantes para o desenvolvimento e aprendizagem. Vygotsky privilegia a influência do ambiente social e cultural, pois o desenvolvimento da inteligência e da personalidade é externamente motivado pelas relações interpessoais.

Considerando as concepções de Vygotsky, o papel da palavra como comunicação:

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Q61090 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Professor - Inglês 2010

TEXTO 1

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. (...)

Este movimento dinâmico é um dos aspectos centrais, para mim, do processo de alfabetização. Daí que sempre tenha insistido em que as palavras com que organizar o programa da alfabetização deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, os seus anseios, as suas inquietações, as suas reivindicações, os seus sonhos. Deveriam vir carregadas da significação de sua experiência existencial e não da experiência do educador. A pesquisa do que chamava universo vocabular nos dava assim as palavras do Povo, grávidas de mundo. (...)

De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.

(FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam - texto adaptado)


Com base no TEXTO 1, responda à questão.

A proposta de Paulo Freire comentada no TEXTO 1 evidencia que ele acata os princípios teóricos de:

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