Questões de concursos sobre "Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem" | Pedagogia - página 14

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65763 - IMA Professor - Polivalência 2015

Sobre os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem
nas escolas, indique a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q65767 - IF-PE Auxiliar em Assuntos Educacionais 2014

Para a abordagem cognitivista da educação, o aluno tem um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem,
e  
Ver Comentários

Q65860 - FUNDATEC Agente de Apoio - Administrativo 2016

Segundo Vygostski, a
capacidade de raciocínio e a inteligência da
criança, suas ideias sobre o que a rodeia, suas
interpretações, seu domínio das formas lógicas
de pensamento são considerados como:
Ver Comentários

Q65897 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016

É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, ou seja, é uma concepção que entende o homem como um ser que não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, tendo em vista que este mesmo homem responde aos estímulos externos para posteriormente agir sobre eles, justamente para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

Este conceito se refere ao: 

Ver Comentários

Q66078 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Ver Comentários

Q66079 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

De acordo com Vigotski, a Zona de
Desenvolvimento Proximal resulta em:
Ver Comentários

Q66149 - AOCP Assistente de Alunos 2013

Assinale a alternativa correta. A puberdade é
um período relativamente curto de vida, com
duração de dois a quatro anos, e os estudiosos
da psicologia do desenvolvimento a dividem nas
seguintes fases:
Ver Comentários

Q66150 - AOCP Assistente de Alunos 2013

Os aspectos mais importantes do desenvolvimento
psicossexual da idade pré-operacional abrangem
os seguintes pontos:
Ver Comentários

Q66192 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015

Em uma turma de Educação Infantil, Rafael, 5 anos, apresenta Transtorno Global de Desenvolvimento. A professora e a Agente de Apoio perceberam que, quando era solicitado a pintar desenhos respeitando os limites, Rafael não conseguia realizar a tarefa.
Com relação a como devem ser conduzidas as adaptações das atividades para atender a esse caso específico, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se avaliar somente a capacidade de pintar, mesmo não respeitando os limites, pois não se pode mudar seu comportamento.
II. Deve-se realçar os limites do desenho, como, por exemplo, contornando-o com barbante.
III. Deve-se colocar o aluno em outra atividade, como massa de modelar, para não estimular sua dificuldade.
Assinale:
Ver Comentários

Q66237 - COMPERVE Assistente de Alunos 2015

Os estudantes universitários são, na sua grande maioria, adultos. Conhecer as caraterísticas dos adultos e as particularidades de suas formas de aprendizagem e de seus comportamentos no contexto da formação universitária tem importância para o trabalho do assistente de estudantes. Em relação aos estudantes universitários adultos, é correto afirmar:
Ver Comentários