Questões de concursos sobre "Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem" | Pedagogia - página 14
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Sobre os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem
nas escolas, indique a alternativa INCORRETA.
Q65767 - IF-PE Auxiliar em Assuntos Educacionais 2014
Para a abordagem cognitivista da educação, o aluno tem um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem,
e
Q65860 - FUNDATEC Agente de Apoio - Administrativo 2016
Segundo Vygostski, a
capacidade de raciocínio e a inteligência da
criança, suas ideias sobre o que a rodeia, suas
interpretações, seu domínio das formas lógicas
de pensamento são considerados como:
Q65897 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve,
partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas
entre o indivíduo e o meio, ou seja, é uma concepção que entende o homem como um ser que não
nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, tendo em vista que este mesmo
homem responde aos estímulos externos para posteriormente agir sobre eles, justamente para construir
e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os
processos de pensamento implicam uma organização
lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e
o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar
uma solução ao problema do conhecimento humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente a
lacuna do texto.
Assinale a alternativa correta. A puberdade é
um período relativamente curto de vida, com
duração de dois a quatro anos, e os estudiosos
da psicologia do desenvolvimento a dividem nas
seguintes fases:
Os aspectos mais importantes do desenvolvimento
psicossexual da idade pré-operacional abrangem
os seguintes pontos:
Q66192 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015
Em uma turma de Educação Infantil, Rafael, 5 anos, apresenta Transtorno Global de Desenvolvimento. A professora e a Agente de Apoio perceberam que, quando era solicitado a pintar desenhos respeitando os limites, Rafael não conseguia realizar a tarefa.
Com relação a como devem ser conduzidas as adaptações das atividades para atender a esse caso específico, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se avaliar somente a capacidade de pintar, mesmo não respeitando os limites, pois não se pode mudar seu comportamento.
II. Deve-se realçar os limites do desenho, como, por exemplo, contornando-o com barbante.
III. Deve-se colocar o aluno em outra atividade, como massa de modelar, para não estimular sua dificuldade.
Assinale:
Os estudantes universitários são, na sua grande maioria, adultos. Conhecer as caraterísticas dos adultos e as particularidades de suas formas de aprendizagem e de seus comportamentos no contexto da formação universitária tem importância para o trabalho do assistente de estudantes. Em relação aos estudantes universitários adultos, é correto afirmar: