Questões de concursos sobre "Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57147 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O conceito de atividade é a pedra angular da teoria de A. N. Leontiev e tem implicações nas perspectivas de ensino e aprendizagem que consideram a atividade como um pressuposto epistemológico. Analise as afirmações abaixo relativas à atividade nessa perspectiva.


I A atividade tem sempre caráter objetal e prático, ou seja, externo.

II Na atividade de estudo, o objetivo coincide com o motivo, e o estudante aprende para satisfazer necessidades cognoscitivas.

III O processo de assimilação da cultura universal no contexto escolar é um tipo de atividade na qual se produzem reações específicas que condicionam condutas do estudante pela via do condicionamento operante.

IV Toda atividade se realiza por meio de ações que, por sua vez, se realizam segundo um sistema de operações dependentes das condições dadas.


Estão de acordo com a teoria da atividade de Leontiev as afirmações presentes nos itens

Ver Comentários

Q57251 - CESPE Professor 2017

Jean Piaget ordenou o desenvolvimento cognitivo da criança em
quatro estágios. O primeiro, que vai do nascimento até os dois anos
de idade, é o estágio
Ver Comentários

Q57336 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

Um poema, uma charge, um verbete colhido da web.com, artigos da legislação ambiental brasileira, versos avulsos de poemas e
de canção – são os textos reunidos nas questões de números 21 a 27. Dos exercícios feitos a partir dessa reunião, destacam-se
práticas pedagógicas que dizem respeito. 
Ver Comentários

Q57422 - FADESP Pedagogo 2018

O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da
aprendizagem ao considerar
Ver Comentários

Q57423 - FADESP Pedagogo 2018

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Ver Comentários

Q57425 - FADESP Pedagogo 2018

Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma
aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência
desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:
Ver Comentários

Q57480 - FCC Pedagogo 2018

Numa concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma 
Ver Comentários

Q57619 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Nesta concepção de aprendizagem, o homem é considerado desde o seu nascimento como sendo uma “tábula rasa”, uma folha de papel em branco. A aprendizagem decorre de estímulos do mundo externo, é uma “descoberta” por ser uma novidade para o sujeito, no entanto, este conhecimento já se encontrava presente na realidade exterior.


Assinale a alternativa CORRETA que define a concepção de aprendizagem em questão:

Ver Comentários

Q57708 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

“Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência.
Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga
com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes
recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a
escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do
modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a
Ver Comentários

Q57717 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A experiência social do indivíduo contemporâneo é inacabada,
pois à medida que as referências sociais e identitárias
compartilhadas se ampliam e diversificam, criam-se
alternativas de escolhas possíveis aos indivíduos, multiplicando
as possibilidades de participação em grupos e espaços
de identidade. Assim, a experiência social dos sujeitos
se dá
Ver Comentários