Questões de concursos sobre "Teorias curriculares" | Pedagogia - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias curriculares que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q64501 - IESES Professor - Direito 2015

No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 

( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam- se a segui-los.

A sequência correta é:
Ver Comentários

Q64512 - FUNIVERSA Analista de Gestão Administrativa 2015

No campo de estudo do currículo, há diversas teorias que procuram buscar seus diferentes significados em diferentes contextos. Acerca das teorias do currículo, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q64659 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014

Tendo em vista as reflexões de Arroyo (2011) sobre as tensões no campo de currículo em relação à docência, é INCORRETO afirmar que
Ver Comentários

Q64741 - FUNIVERSA Professor - História 2010

De acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q64952 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010



Segundo as teorias do currículo, existem diferentes abordagens para a compreensão dos conhecimentos curriculares. Os três grupos de conceitos apresentados acima representam, respectivamente, as seguintes abordagens teóricas:

Ver Comentários

Q64973 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

A pedagogia crítico-social dos conteúdos introduz uma mudança de paradigma curricular quando propõe
Ver Comentários