Questões de concursos sobre "Teorias curriculares" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias curriculares que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57388 - FADESP Pedagogo 2018

Uma teoria de currículo é definida pelos conceitos que utiliza. Assim, alguns dos conceitos
enfatizados pelas teorias críticas de currículo, que organizam e estruturam a forma como vemos o
currículo são
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Q57389 - FADESP Pedagogo 2018

De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: uma introdução às teorias do
currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.), tanto os modelos de currículo ________________
propostos por Franklin Bobbit e Ralph Tyler quanto os modelos mais ___________________ de
currículo, como o de John Dewey, constituíram-se, de certa forma, enquanto reações ao denominado
_____________, que objetiva proporcionar aos estudantes o conhecimento das grandes obras literárias
e artísticas herdadas das civilizações greco-romanas, bem como de suas respectivas línguas.

As lacunas do enunciado são corretamente preenchidas por
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Q57653 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com as contribuições das Teorias Críticas, o currículo deve obedecer a determinados princípios.
Quanto a esses princípios, analise as afirmativas seguintes.

I Ter como critério na sua organização a produção de um tempo escolar acolhedor e flexível que se aproxime cada vez mais da dimensão complexa das temporalidades humanas. II Valorizar a importância do conhecimento científico traduzido para o desenho escolar, tendo como foco prioritário os acúmulos históricos e científicos que caracterizam os conteúdos escolares. III Reconhecer que a não valorização dos saberes e das práticas sociais dos(as) educandos(as) no currículo descarta a experiência social destes e provoca seu distanciamento da escola. IV Valorizar o convívio com a diferença (e com os diferentes) e construir relações que se pautem no respeito, na igualdade social, na igualdade de oportunidades e no exercício de uma prática e postura democráticas. V Resgatar as lutas históricas dos movimentos sociais que têm por fundamento uma identidade cultural (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, entre outros) e que reivindicam um reconhecimento de sua história e sua diferença.
Estão corretas
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Q57758 - Colégio Pedro II Professor 2013

Segundo Perrenoud, “a evolução do mundo, das fronteiras, das tecnologias, dos estilos de vida
requer uma flexibilidade e uma criatividade crescentes dos seres humanos no trabalho e na cidade.”


(PERRENOUD, P.; MAGNE, D.C. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999, p.15.)
Para atender a essa questão, ele nos propôs o conceito de competências. Esse teórico afirma que a competência:
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Q57771 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com Martins (2006), em seu artigo:
“Ideias e tendências educativas no cenário escolar.
Onde estamos, para onde vamos?”, existem
várias tendências de desenvolvimento curricular. Assinale a alternativa que, segundo o autor, indica
o modelo curricular que foi e ainda é dominante:
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Q57829 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A metodologia que se utiliza de projetos para unir a teoria e a prática, também denominada como pedagogia de projetos, tem ganhado grandes adeptos nas instituições educacionais brasileiras. Uma diversidade de projetos pode circular no ambiente educativo, mas é preciso situar a prática pedagógica dentro de uma dinâmica de ensino que prime pela aprendizagem dos conteúdos da ciência e da cultura. Analise as afirmativas e preencha os parênteses com (V) verdadeiro ou (F) falso.


( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende ao pesquisar, ao produzir, ao indagar, permitindo reconstruir e criar novos elementos do conhecimento.

( ) Na pedagogia de projetos o professor tem o papel de ensinar com uso da transmissão de saberes, assumindo, assim, o centro do processo formativo.

( ) Como mediador pedagógico, na pedagogia de projetos o professor não deve acompanhar o processo de aprendizagem do aluno para deixá-lo livre para se desenvolver como sujeito da sua própria aprendizagem.

( ) A pedagogia de projetos, embora desafiadora para o professor, oportuniza aos alunos uma forma de aprender articulando os vários conteúdos de distintas áreas do conhecimento.


A seguir indique, nas alternativas abaixo, a que apresenta a sequência correta de cima para baixo de itens verdadeiros e falsos 

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Q57835 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Há diferentes tipos de manifestações acerca do currículo escolar. Analise as alternativas abaixo e indique
a que apresenta conceito adequado ao tipo de currículo.
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Q57867 - Quadrix Professor - Biologia 2018

De acordo com os PCN, é objeto de estudo da biologia o
fenômeno da vida, em toda a sua diversidade de
manifestações. Esse fenômeno caracteriza-se por um
conjunto de processos, organizados e integrados, de
diferentes formas de vida, sujeitas a transformações que
ocorrem no tempo e no espaço, sendo, ao mesmo tempo,
propiciadoras de transformações no ambiente.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências e habilidades para o ensino de biologia.
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Q59471 - IESES Professor - Letras 2015

No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.

( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los.


A sequência correta é: 

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Q59622 - CONSULTEC Professor - Língua Portuguesa 2013

O currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades em três domínios da ação humana, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações.


Esses domínios são

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