A mudança de paradigma na sociedade contemporânea
advinda da revolução tecnológica interfere
diretamente no cotidiano escolar. “O desenvolvimento
e os usos das tecnologias digitais provocam transformações
nas maneiras de perceber o mundo e
intervêm nas formas de socialização e em diferentes
setores da vida social, inclusive na Educação”, afirma
Becker (2016, p. 150). Nesse sentido, a mídia
apresenta-se como componente importante na formação
de sujeitos. Por esse motivo, cabe à educação
escolar “avançar estimulando a interpretação
dos textos midiáticos e a compreensão de que estes
não são reflexos da realidade, mas construções
que direcionam a criação de vínculos e identidades”
(BECKER, 2016, p. 150).
No que se refere à relação entre educação e mídia, é correto afirmar que:
Celulares, tablets, computadores, televisão, rádio.
As tecnologias de comunicação desenvolvidas ou
aprimoradas nas últimas décadas fazem hoje parte
do cotidiano escolar. Sobre meios de comunicação,
tecnologias digitais e educação, é correto afirmar
que:
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem
transformado a educação e os métodos de ensino e aprendizado.
A respeito dos impactos da tecnologia na educação, assinale a
opção correta.
“O conhecimento não se dá pela quantidade de acesso,
mas pelo olhar integrador, pela forma de rever com profundidade
as mesmas coisas.” Moran apresenta, em “A Educação que Desejamos”,
sua posição em relação ao uso de novas tecnologias e
afirma que as pessoas:
Também conhecidos como “recursos” ou “tecnologias
educacionais”, os materiais e equipamentos didáticos são
todo e qualquer recurso utilizado em um procedimento de
ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação
do conteúdo. No que se refere à conservação dos materiais
didáticos, assinale a alternativa correta.