Questões de concursos sobre "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57369 - RBO Professor - Educação Física 2017

O padrão de comportamento motor modifica-se ao longo da
vida. Da vida pueril até à velhice, estamos envolvidos com
situações motoras que nos exigem um aprendizado e, por
consequência, um tipo de resposta condizente com o
ambiente vivido que está em constante transformação.
Temos a capacidade de verificar diferenças
desenvolvimentais no comportamento do movimento. Tal
análise se justifica por meio das seguintes razões:
Ver Comentários

Q57379 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

A dislexia é um distúrbio específico da linguagem, congênito e hereditário,
caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, é um problema de
aprendizagem ao qual o professor deve ficar particularmente atento. É INCORRETO
afirmar a respeito da dislexia:
Ver Comentários

Q57423 - FADESP Pedagogo 2018

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Ver Comentários

Q57528 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Refletir sobre como se dá o desenvolvimento dos conceitos
na criança é uma tarefa fundamental para o professor.
Sobre essa temática, lançando mão das teorias de
Vygotsky e Bakhtin, Fontana (1996) trata da gênese social
da conceitualização na criança. Segundo ela, na elaboração
conceitual explicita-se o que Vygotsky e Bakhtin
denominam, respectivamente, de
Ver Comentários

Q57619 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Nesta concepção de aprendizagem, o homem é considerado desde o seu nascimento como sendo uma “tábula rasa”, uma folha de papel em branco. A aprendizagem decorre de estímulos do mundo externo, é uma “descoberta” por ser uma novidade para o sujeito, no entanto, este conhecimento já se encontrava presente na realidade exterior.


Assinale a alternativa CORRETA que define a concepção de aprendizagem em questão:

Ver Comentários

Q57675 - CONSULPLAN Professor - Educação Física 2018

A maturação diz respeito ao momento e à evolução para o desenvolvimento dos vários sistemas, em direção ao
estado biológico maduro e às alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de
atividade. De acordo com Malina, Bouchard, Bar-Or (2004) pode-se definir maturação como:
Ver Comentários

Q57708 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

“Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência.
Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga
com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes
recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a
escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do
modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a
Ver Comentários

Q58742 - CESPE Professor - Educação Física 2017

Os indivíduos em fase de desenvolvimento de movimentos
fundamentais, a qual corresponde ao período de aquisição de
habilidades básicas manipulativas, de equilíbrio e de locomoção,
chegam ao estágio maduro 
Ver Comentários

Q59197 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a 
Ver Comentários

Q59319 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

Sobre fatores que exercem influência em todos os
aspectos da aprendizagem. Podemos citar, exceto
Ver Comentários