Questões de concursos sobre "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem" | Pedagogia - página 4

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q64013 - CESGRANRIO Analista - Designer Institucional 2013

X se refere à mobilização de um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. X são demandas cada vez maiores no mundo do trabalho, pois W se transforma em grande velocidade e se torna, algumas vezes, obsoleto. O mais importante não é reter W e sim desenvolver X. Assim, X é a faculdade de mobilizar W para resolver problemas.


Desse modo, X e W são, respectivamente,

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Q65863 - FUNDATEC Agente de Apoio - Administrativo 2016

Segundo Hoffmann, o termo
“reconstrução” é importante para o processo de
internalização, pois o aluno atribui sentidos
próprios às informações, a partir de:
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Q66047 - IF-PE Assistente de Alunos 2016

Em seu livro Crossing the Bridge: a Jungian approach to adolescence, Kiepenheuer (1990)
descreve a adolescência como uma fase de crise e transformação. Certamente, tais
transformações acabam por influenciar o comportamento dos estudantes que se encontram nesta
importante fase do desenvolvimento. Sobre a adolescência, é CORRETO afirmar que 
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Q66192 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015

Em uma turma de Educação Infantil, Rafael, 5 anos, apresenta Transtorno Global de Desenvolvimento. A professora e a Agente de Apoio perceberam que, quando era solicitado a pintar desenhos respeitando os limites, Rafael não conseguia realizar a tarefa.
Com relação a como devem ser conduzidas as adaptações das atividades para atender a esse caso específico, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se avaliar somente a capacidade de pintar, mesmo não respeitando os limites, pois não se pode mudar seu comportamento.
II. Deve-se realçar os limites do desenho, como, por exemplo, contornando-o com barbante.
III. Deve-se colocar o aluno em outra atividade, como massa de modelar, para não estimular sua dificuldade.
Assinale:
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Q66198 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015

Para comemorar o Dia Mundial do Autismo (2 de abril), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma pesquisa sobre a Educação Especial na legislação brasileira.
Com relação ao que foi apresentado pelos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, em casos de comprovada necessidade, terá direito a acompanhante especializado.
( ) O gestor escolar não pode recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, sendo punido caso isso ocorra.
( ) O acesso à educação é direito da pessoa com transtorno do espectro autista, visando à sua inserção no mercado de trabalho.
As afirmativas são, respectivamente,
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Q66199 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015

Com base no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições. 1. Alunos com deficiência 2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento 3. Alunos com superdotação ( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. ( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
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