Questões de concursos sobre "Projeto Institucional" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Projeto Institucional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57662 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Para o processo de regularização de um curso superior nas instâncias universitárias, é necessário que seja
elaborado seu Projeto Pedagógico do Curso. Este documento deverá respeitar as orientações advindas das
Diretrizes Curriculares Nacionais
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Q58085 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

Em sua fundamentação, deve expressar uma visão de mundo contemporâneo e do papel da
educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo em que
deve explicitar, de modo abrangente, o papel da IES e sua contribuição social nos âmbitos local,
regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão como componentes essenciais
à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o
desejável. Essa definição refere-se à(ao) 
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Q58090 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

Sobre o Projeto Pedagógico de Curso, é correto afirmar: 
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Q60282 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O pensar e o fazer a universidade no sentido da definição de sua finalidade, objetivos institucionais e metas
de qualidade acadêmica exige um processo de planejamento formalmente representado pelo  
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Q60848 - IF-RS Professor - Administração 2016

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são princípios da sua ação inclusiva:

I. A igualdade de oportunidades e de condições de acesso, inclusão e permanência.

II. O desenvolvimento de competências para a laborabilidade.

III. A defesa da interculturalidade.

IV. A garantia da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS
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Q61237 - IF-TO Técnico em Assuntos Educacionais 2015

As orientações depreendidas da LDB 9.394/96,
Decretos e demais Legislações, conexas
orientadoras para a formação do PDI - Plano de
Desenvolvimento Institucional - garantem um
mínimo de uniformidade nos procedimentos para a
sua elaboração. Apesar de sugerir alguns
elementos que aparentemente trazem traços de
subjetividade, são fundamentais para definir a
missão institucional.

A este respeito, analise as afirmativas abaixo e identifique com V as proposições verdadeiras, que devam conter no PDI, e com F as proposições falsas, que não devam conter no PDI, seguindo as orientações do Decreto Nº 5.773/2006.
( ) Projeto pedagógico da instituição. ( ) Infraestrutura física e instalações acadêmicas. ( ) Demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. ( ) Oferta de educação a distância, sua abrangência e polos de apoio presencial. ( ) Oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado.
A seguir, assinale a alternativa correta, considerando a sequência de cima para baixo:
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Q61574 - FUNRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2016

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico.

O projeto de uma instituição educacional é, respectivamente, político e pedagógico porque, EXCETO: 

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Q61784 - CESGRANRIO Pedagogo 2016

Dentro de uma universidade, os alunos têm possibilidade
de cursar matérias obrigatórias e eletivas de seu próprio
departamento, e matérias eletivas de fora do departamento,
ou seja, de outros cursos. Esse fator possibilita a
formação de profissionais com especificidades de acordo
com suas aptidões e interesses.
 O pedagogo, dentro da universidade, deve estar atento
para que haja
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Q63155 - FCC Pedagogo 2015

Para se elaborar um projeto é necessário
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Q63312 - BIO-RIO Pedagogo 2015

Um projeto pode ser analisado nos níveis institucional, acadêmico (de curso) e de ensino-aprendizagem (pedagogia de projetos). A discussão em torno do projeto político pedagógico cresce no momento em que o movimento entre instituído e instituinte vem avançando e mostrando a necessidade de a universidade, a faculdade, o instituto/ departamento serem locus de inovação. Os projetos políticos institucionais e acadêmicos são portanto:
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