Q57662 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Para o processo de regularização de um curso superior nas instâncias universitárias, é necessário que seja
elaborado seu Projeto Pedagógico do Curso. Este documento deverá respeitar as orientações advindas das
Diretrizes Curriculares Nacionais
Em sua fundamentação, deve expressar uma visão de mundo contemporâneo e do papel da
educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo em que
deve explicitar, de modo abrangente, o papel da IES e sua contribuição social nos âmbitos local,
regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão como componentes essenciais
à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o
desejável. Essa definição refere-se à(ao)
Sobre o Projeto Pedagógico de Curso, é correto afirmar:
Q60282 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017
O pensar e o fazer a universidade no sentido da definição de sua finalidade, objetivos institucionais e metas
de qualidade acadêmica exige um processo de planejamento formalmente representado pelo
Segundo o Projeto Pedagógico Institucional
(PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são
princípios da sua ação inclusiva:
I. A igualdade de oportunidades e de condições
de acesso, inclusão e permanência.
II. O desenvolvimento de competências para a
laborabilidade.
III. A defesa da interculturalidade.
IV. A garantia da educação pública, gratuita e de
qualidade para todos.
V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e
contextualização.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas
estão INCORRETAS:
Q61237 - IF-TO Técnico em Assuntos Educacionais 2015
As orientações depreendidas da LDB 9.394/96,
Decretos e demais Legislações, conexas
orientadoras para a formação do PDI - Plano de
Desenvolvimento Institucional - garantem um
mínimo de uniformidade nos procedimentos para a
sua elaboração. Apesar de sugerir alguns
elementos que aparentemente trazem traços de
subjetividade, são fundamentais para definir a
missão institucional.
A este respeito, analise as afirmativas abaixo e
identifique com V as proposições verdadeiras,
que devam conter no PDI, e com F as proposições
falsas, que não devam conter no PDI, seguindo as
orientações do Decreto Nº 5.773/2006.
( ) Projeto pedagógico da instituição. ( ) Infraestrutura física e instalações acadêmicas.
( ) Demonstrativo de capacidade e
sustentabilidade financeiras. ( ) Oferta de educação a distância, sua
abrangência e polos de apoio presencial.
( ) Oferta de cursos e programas de mestrado e
doutorado.
A seguir, assinale a alternativa correta,
considerando a sequência de cima para baixo:
Q61574 - FUNRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2016
O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico.
O projeto de uma instituição educacional é, respectivamente, político e pedagógico porque, EXCETO:
Dentro de uma universidade, os alunos têm possibilidade
de cursar matérias obrigatórias e eletivas de seu próprio
departamento, e matérias eletivas de fora do departamento,
ou seja, de outros cursos. Esse fator possibilita a
formação de profissionais com especificidades de acordo
com suas aptidões e interesses.
O pedagogo, dentro da universidade, deve estar atento
para que haja
Um projeto pode ser analisado nos níveis institucional, acadêmico (de curso) e de ensino-aprendizagem (pedagogia de projetos). A discussão em torno do projeto político pedagógico cresce no momento em que o movimento entre instituído e instituinte vem avançando e mostrando a necessidade de a universidade, a faculdade, o instituto/ departamento serem locus de inovação. Os projetos políticos institucionais e acadêmicos são portanto: