Questões de concursos sobre "Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica" | Pedagogia - página 4
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
I. No Brasil, o Censo Escolar assume uma grande importância
devido às desigualdades regionais.
II. O Censo Escolar é fundamental para definição de políticas
públicas e programas educacionais como o FUNDEB,
Merenda Escolar e o Programa Nacional do Livro Didático,
entre outros.
III. Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento
(aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar
dos estudantes do ensino fundamental e médio, juntamente
com outras avalições, são utilizados para o cálculo do Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
verifica-se que está(ão) correta(s)
Q65865 - FUNDATEC Agente de Apoio - Administrativo 2016
O Programa Primeira Infância
Melhor (PIM) é uma ação transversal de
promoção do desenvolvimento integral na
primeira infância. Segundo esse programa, a
metodologia de atendimento às famílias prevê
duas modalidades, que são:
Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) que vem sendo encaminhada pelo Ministério da Educação?
Q66009 - CS-UFG Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2016
A Constituição Federal de 1988 assegura às comunidades
indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos
próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares
de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade
do Ministério de Educação, cabendo aos estados e municípios, a sua execução. As propostas pedagógicas para os povos
indígenas que optarem pela educação infantil devem:
O Programa Mais Educação, instituído pela
Portaria Interministerial nº 17/2007, integra as ações
do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
como uma estratégia do Governo Federal para induzir
a ampliação da jornada escolar e a organização curricular,
na perspectiva da Educação:
O movimento mundial pela educação______ é uma ação política, cultural, social e pedagógica,
desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes
de estarem juntos, aprendendo e participando,
sem nenhum tipo de discriminação.
Assinale a alternativa que completa corretamente a
lacuna do texto.