Questões de concursos sobre "Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57625 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação às características do Programa Vamos Cuidar do Brasil nas Escolas, implementado pelo Ministério da Educação, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma das ações estruturantes é a constituição da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas.

II. Tem como objetivo fomentar a Educação Ambiental, principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

III. A estratégia de trabalho envolve temas geradores.


Assinale:

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Q58390 - UECE-CEV Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O quadro abaixo apresenta dados relativos à estimativa do Investimento Público Direto em Educação por Estudante, por Nível de Ensino – Valores Nominais – Brasil 2000 – 2014. 


              


Considerando o quadro acima, atente ao que se diz a seguir sobre a evolução dos investimentos públicos no período 2000 – 2014.


I. No período considerado, os investimentos públicos na educação básica cresceram mais do que na educação superior.

II. O período 2007 – 2010 registra o maior crescimento de investimento públicos em todas as etapas da educação básica.

III. No período considerado, os investimentos em educação básica cresceram mais de 7 vezes, enquanto na educação superior cresceram 2,5 vezes.

IV. O ensino médio é a etapa da educação básica que teve maior crescimento de investimento público no período 2000 – 2014.

V. Um aluno do ensino superior em 2014, custa 3,7 vezes mais que um aluno da educação básica no mesmo ano.


Está correto o que se afirma em 

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Q58548 - IBADE Professor - Matemática 2017

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só
indicador, os resultados de dois conceitos igualmente
importantes para a qualidade da educação. Esses
conceitos são denominados:
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Q59907 - FUNCERN Engenharia Ambiental 2015

Sobre os cursos e os programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, é correto afirmar: 
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Q59946 - COSEAC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O Decreto nº 6.425, de 4 de abril de
2008, que dispõe sobre o censo anual da educação
define que o censo escolar da educação básica será
realizado em regime de colaboração entre a União, os
Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em caráter
declaratório e mediante coleta de dados
descentralizada, englobando todos os
estabelecimentos públicos e privados de educação
básica e adotando como unidades de informação: 
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Q59947 - COSEAC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

De acordo com o Decreto nº 6.425, de 4 de abril
de 2008, que dispõe sobre o censo anual da
educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira - INEP realizará o censo
escolar da educação básica e o censo da educação
superior: 
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Q60015 - FUNCERN Pedagogo 2014

Pensar a perenidade do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pressupõe assumir a condição humanizadora da
educação, nos termos da Declaração de Hamburgo sobre a EJA, de 1997, o que demanda do PROEJA
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Q60023 - FUNCERN Pedagogo 2014

No âmbito das políticas públicas federais para Educação Profissional e Tecnológica, foi criada, pela Portaria
Interministerial Nº 1.082/2009, a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada,
difundida como Rede Certific. Nos termos dessa legislação, constitui-se como um dos objetivos da Rede
Certific:
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Q60025 - FUNCERN Pedagogo 2014

Na década de 1990, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais foram transformadas,
gradativamente, em Centros Federais de Educação Tecnológica, implicando em uma alteração na oferta
educacional dessas instituições. Sobre essas instituições de Educação Profissional, é correto afirmar que a 
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Q60304 - FAURGS Pedagogo 2016

No Plano Nacional Socioeducativo, o EIXO 3 – Participação e Autonomia dos Adolescentes tem por objetivo: “Implantação de instrumentos e mecanismos de participação, que fortaleçam o controle social”.

Assinale a alternativa que apresenta uma meta correspondente ao eixo e ao objetivo acima mencionados.  

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