Questões de concursos sobre "Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Na aula de Biologia, o professor, após explanar o conteúdo, levou os alunos a uma aplicação direta do que foi ensinado.
Os alunos foram divididos em grupos e enviados a diferentes pontos da extensa área de gramado e do pátio da escola.
Devidamente protegidos, os alunos fizeram a coleta do lixo encontrado e o classificaram em:
• Tipo 1 – plástico (embalagens de salgadinhos e balas).
• Tipo 2 – PETs.
• Tipo 3 – latinhas.
• Tipo 4 – papel.
O professor conduziu ao longo das aulas as conclusões efetuadas mediante a tarefa, emitindo considerações sobre o
papel do indivíduo no meio ambiente. Reconhecendo que os alunos são os responsáveis pelo lixo espalhado na
escola, eles foram em todas as salas da escola para explicar a atividade que realizaram, os resultados obtidos e levar,
ainda, os demais a refletirem sobre uma mudança de postura quanto ao lixo.
É correto afirmar que essa aula aplicou qual(is) tipo(s) de conhecimento(s)?
O modelo de espiral do conhecimento explica como ocorre a
geração do conhecimento por meio de conversões entre tácito e
explícito. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.
Q59016 - UFV Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Leia a afirmativa a seguir:
Um ensino que se preocupe com a natureza da ciência também estará possivelmente favorecendo que os
estudantes construam uma visão mais humana da ciência, destacando-se algumas características
conceituais como: ciência possui validade intrínseca; é social, politica e economicamente neutra; está
apartada de qualquer sentimento que não seja lógico, frio e racional (MORAES, 2008).
“Etimologicamente, “Epistemologia” significa discurso
(logos) sobre a ciência (episteme). (Episteme + logos).
Epistemologia: é a ciência da ciência. Filosofia da ciência. É o
estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados
das diversas ciências. É a teoria do conhecimento. A tarefa
principal da epistemologia consiste na reconstrução racional
do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o
processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico,
lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico
e histórico. O conhecimento científico é provisório, jamais
acabado ou definitivo. É sempre tributário de um pano de
fundo ideológico, religioso, econômico, político e histórico.
Podemos considerar a epistemologia como o estudo
metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua
formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento
e de seus produtos intelectuais. A epistemologia é o
estudo do conhecimento” (TESSER, 1994, p.1. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p
id=S0104-40601994000100012. Acesso em: 27 de ago.
2017, às 15h00).
A respeito dos eixos epistemológicos da Psicologia
(Abib, 2009), assinale a alternativa incorreta:
Q59851 - IF-TO Professor - Engenharia Química 2017
Na metodologia científica, encontram-se vários
métodos científicos para descreverem relações
entre variáveis, predizerem acontecimentos,
determinarem causas e explicarem ou
compreenderem o comportamento dos fenômenos
científicos. Quando um cientista ao tentar resolver
um problema, apresenta algumas hipóteses visando
a formulação de uma teoria provisória, passa a
testar as suas hipóteses por meio de observação e
experimentação para eliminar possíveis erros, qual
o método científico o cientista está utilizando?
Sobre as concepções acerca da aquisição de conhecimentos associe a segunda coluna com
a primeira.
I) A criança é uma tábula rasa, um espaço vazio a ser preenchido
e é pelos sentidos que irá conhecer o mundo.
II) O aluno já possui certos talentos e o papel da escola é apenas
guiá-lo para que ele se torne aquilo que nasceu para ser.
III) A relação homem/mundo é uma relação mediada por instrumentos,
e a linguagem tem uma função central no desenvolvimento
cognitivo, sendo fator de interação social.
IV) O conhecimento se constitui pela interação do indivíduo
com o meio físico e social, com o simbolismo humano e com o
mundo das relações sociais.
V) A aprendizagem é um processo de produção de modifica
ções no comportamento.
( ) Construtivismo
( ) Behaviorismo
( ) Inatismo
( ) Interacionismo
( ) Empirismo
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
A coordenadora Kátia realizou, com os professores das
séries iniciais do ensino fundamental, uma revisão das
teorias educacionais que dão suporte à construção do
conhecimento, favorecendo, assim, a organização do trabalho
didático-pedagógico. A equipe percebe que as concepções
sobre o conhecimento constituem uma questão
crucial, pois elas permeiam as práticas pedagógicas em
sala de aula e essa percepção está correta, pois, segundo
Cortella (1998), o conhecimento é entendido como
Os estudos sobre currículo discutem que o currículo escolar traduz e revela diferentes concepções de conhecimento de papéis
que a escola pode exercer na vida dos estudantes.
Há teorias que julgam que as questões curriculares são meramente técnicas.
Há teorias que apontam o quanto as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas daquilo
que será ensinado nas escolas influenciam uma determinada visão de mundo.
As duas perspectivas teóricas podem ser, respectivamente, definidas como
“(...) A construção do conhecimento para alguns autores definem que o papel do professor é ajudar os alunos a entenderem a realidade em que se encontram, tendo como mediação para isto o conhecimento. Para isso, como destaca Vasconcellos (1993:31) ‘o professor lança mão da cultura acumulada pela humanidade; diante dos desafios da realidade e coloca o aluno em contato com este saber’. Para Vygotsky (2003:77), ‘educação é realizada através da própria experiência do aluno, que é totalmente determinada pelo ambiente; a função do professor se reduz à organização e à regulação de tal ambiente’.” De acordo com o exposto, analise.
I. Indica que o professor deve buscar o fazer pensar e propiciar a reflexão crítica e coletiva em sala de aula, ou seja, uma verdadeira atividade interativa que possibilite processos mentais superiores.
II. Torna‐se essencial saber que a intervenção do professor deve estar acima do desenvolvimento real do aluno, e muito abaixo do potencial, o que significa um esforço para poder atingir a zona de desenvolvimento proximal de cada um presente na sala de aula.
III. Caberia ao professor uma ação consciente das funções que desempenha na sala de aula, levando‐o a organizar o trabalho pedagógico de forma a desenvolver no educando suas várias capacidades, como a de desafiar, de provocar, de contagiar, de despertar o desejo, fazendo com que ele realize, por meio da interação educativa, a construção do conhecimento.
Lakatos, em seu livro “Fundamentos da Metodologia Científica” apresenta quatro tipos de conhecimento, a saber: filosófico, religioso, científico e popular. Faça a correspondência entre as colunas.
1 - Filosófico
2 - Religioso
3 - Científico
4 - Popular
( ) É o conhecimento que lida com ocorrências (reais) ou fatos, isto é, com toda. Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade.
( ) É o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos: “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo” (Babini, 1957:21).
( ) É caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. É valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação.
( ) Apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); é um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino).
Identifique a alternativa que apresenta a sequência correta.