Questões de concursos sobre "Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57145 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Um técnico em assuntos educacionais revisa as questões discursivas elaboradas por um
professor para a segunda avaliação de uma disciplina. Nos itens abaixo, estão algumas
constatações do técnico após a revisão.
I Cada questão avalia uma habilidade geral do programa.
II Existe inadequação entre a habilidade definida no plano da prova e a questão
elaborada, o que a torna de pouca confiabilidade.
III Elaborou uma chave de correção com critérios bem definidos, o que contribui para a
validade da avaliação.
IV Utilizou a linguagem da atividade profissional relacionada com o campo da
disciplina.
Dentre essas constatações, são INADEQUADAS ao processo de elaboração de questões
discursivas as presentes nos itens
A prática docente de avaliar o aluno por meio de atribuição de notas
é denominada
Q57343 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018
Considerando as regras comuns de organização da educação básica, no ensino fundamental e médio, a LDB estabelece os
critérios de verificação do rendimento escolar. Em relação à avaliação do desempenho do aluno, segundo esses critérios, está
correto afirmar que ela deve se
Q57353 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018
Em uma abordagem crítica, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem é parte integrante do currículo escolar,
constituindo
Q57363 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018
“Na sala de aula, nem todos os erros possuem o mesmo valor, e frequentemente este valor depende
de quem erra e quem avalia.” (ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre
avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.)
Com base na afirmação acima, assinale a opção que NÃO se adequa a uma perspectiva inclusiva
de educação.
Q57384 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016
A prática de aprovar/reprovar o aluno no final do ano parece algo natural, que sempre
foi assim. Mas isso não corresponde aos fatos. Aline é professora de uma turma de
crianças com idade entre 5/6 anos. Diariamente ela avalia a leitura de suas crianças e,
ao final, oferece uma estrelinha aos alunos que leram bem. Analise as afirmativas
sobre a ação da professora e assinale a alternativa CORRETA:
Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em
consideração, como
I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver
necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as.
II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área.
III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre
conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional.
IV- apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura,
paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos
aspectos linguísticos. As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
Na escola em que você está atuando como pedagogo ocorreu uma discórdia entre pais de alunos do 5° ano e a professora,
motivada por uma prova surpresa aplicada à turma sobre conteúdo que estava sendo apresentado no mesmo dia. Procurada
pelas mães dos alunos, você ficou responsável por conversar com a professora. Na conversa, ela alegou que era absurda a
reclamação das mães e dos alunos; que ela era a professora e poderia avaliar os alunos como e quando quisesse. Você
responde que os alunos podem reclamar da avaliação feita pelos professores.
Qual o instrumento legal que assegura às crianças e adolescentes o direito de contestação de critérios avaliativos na escola?
Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno
para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do
saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora
(Hoffman, 1994). Para a autora, há dois princípios
presentes a uma avaliação enquanto mediação: o do
acompanhamento reflexivo e o do diálogo. O modo
como o professor realiza o acompanhamento do aluno
e o diálogo depende da concepção que ele tem acerca
da relação entre o aprender e o avaliar. Sobre essa relação,
de acordo com a autora citada, quando o professor
compreende que