Questões de concursos sobre "Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57145 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Um técnico em assuntos educacionais revisa as questões discursivas elaboradas por um professor para a segunda avaliação de uma disciplina. Nos itens abaixo, estão algumas constatações do técnico após a revisão.


I Cada questão avalia uma habilidade geral do programa.

II Existe inadequação entre a habilidade definida no plano da prova e a questão elaborada, o que a torna de pouca confiabilidade.

III Elaborou uma chave de correção com critérios bem definidos, o que contribui para a validade da avaliação.

IV Utilizou a linguagem da atividade profissional relacionada com o campo da disciplina.


Dentre essas constatações, são INADEQUADAS ao processo de elaboração de questões discursivas as presentes nos itens

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Q57226 - CESPE Professor 2017

No que se refere ao planejamento do processo de avaliação,
assinale a opção correta.
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Q57254 - CESPE Professor 2017

A prática docente de avaliar o aluno por meio de atribuição de notas
é denominada 
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Q57343 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

Considerando as regras comuns de organização da educação básica, no ensino fundamental e médio, a LDB estabelece os
critérios de verificação do rendimento escolar. Em relação à avaliação do desempenho do aluno, segundo esses critérios, está
correto afirmar que ela deve se
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Q57353 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

Em uma abordagem crítica, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem é parte integrante do currículo escolar,
constituindo
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Q57363 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

“Na sala de aula, nem todos os erros possuem o mesmo valor, e frequentemente este valor depende
de quem erra e quem avalia.” (ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre
avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.)

Com base na afirmação acima, assinale a opção que NÃO se adequa a uma perspectiva inclusiva de educação.
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Q57384 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

A prática de aprovar/reprovar o aluno no final do ano parece algo natural, que sempre
foi assim. Mas isso não corresponde aos fatos. Aline é professora de uma turma de
crianças com idade entre 5/6 anos. Diariamente ela avalia a leitura de suas crianças e,
ao final, oferece uma estrelinha aos alunos que leram bem. Analise as afirmativas
sobre a ação da professora e assinale a alternativa CORRETA:
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Q57428 - FADESP Pedagogo 2018

Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em
consideração, como

I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as. II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área. III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional. IV- apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura, paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos aspectos linguísticos.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
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Q57488 - FCC Pedagogo 2018

Na escola em que você está atuando como pedagogo ocorreu uma discórdia entre pais de alunos do 5° ano e a professora, motivada por uma prova surpresa aplicada à turma sobre conteúdo que estava sendo apresentado no mesmo dia. Procurada pelas mães dos alunos, você ficou responsável por conversar com a professora. Na conversa, ela alegou que era absurda a reclamação das mães e dos alunos; que ela era a professora e poderia avaliar os alunos como e quando quisesse. Você responde que os alunos podem reclamar da avaliação feita pelos professores.


Qual o instrumento legal que assegura às crianças e adolescentes o direito de contestação de critérios avaliativos na escola? 

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Q57513 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno
para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do
saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora
(Hoffman, 1994). Para a autora, há dois princípios
presentes a uma avaliação enquanto mediação: o do
acompanhamento reflexivo e o do diálogo. O modo
como o professor realiza o acompanhamento do aluno
e o diálogo depende da concepção que ele tem acerca
da relação entre o aprender e o avaliar. Sobre essa relação,
de acordo com a autora citada, quando o professor
compreende que
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