Q64765 - ACAPLAM Pedagogo 2010
O Conselho Escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função fiscal (acompanhamento e avaliação) tem como uma de suas atribuições:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O Conselho Escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função fiscal (acompanhamento e avaliação) tem como uma de suas atribuições:
Com base no texto abaixo, responda ao que se pede.
“Registrar para avaliar significa falar sobre as dificuldades e avanços, comparando o antes e depois, buscando informações que melhor descrevem a participação da criança. Este registro deve ser detalhado o suficiente de maneira a visualizar o caminho para as ações, pensamentos e atitudes mais complexas ao se defrontarem com novas situações problemas. Descrever superficialmente estes caminhos não nos dá informações profundas e significativas para avançar nas situações pedagógicas.” (Fullgraf e Wiggers, 2014, p. 190)
Marque o instrumento que não é coerente com a concepção pedagógica acerca do processo avaliativo que consta no texto acima.
Sobre o conselho de classe, leia as afirmativas. I. O conselho de classe, em uma visão democrática, é uma instância meramente burocrática em que se buscam justificativas para o baixo rendimento dos alunos. II. O conselho de classe guarda em si a possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de estudo o processo de ensino. III. Para maior eficácia do conselho de classe, seria necessário o envolvimento de outros segmentos da comunidade escolar, por exemplo, alunos representantes de turmas. Está correto o que se afirma apenas em:
Uma cena comum em escolas brasileiras são os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. De um modo geral, são os resultados de final de ano ou de bimestre que irão informá-los sobre possíveis recuperações ou reprovações.
Essa prática denota que:
I. possivelmente, o resultado da avaliação foi dado ao final de um período.
II. é coerente com os princípios da inclusão, do processo, do diálogo.
III. há exposição do estudante em seu ambiente social.
Está correto apenas o que se afirma em:
Aprincipal função do Conselho Escolar é:
Sobre o Conselho de Classe, leia as afirmativas a seguir.
I. É formado por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar. II. Constitui um dos mais importantes mecanismos de democratização da gestão de uma escola. III. Quanto mais restrita e limitada for a participação dos membros do Conselho Escolar na vida da escola, maiores serão as possibilidades de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão coletivos. IV. Guarda em si a possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de estudo o processo de ensino.
Está correto apenas o que se afirma em:
Analise as afirmativas abaixo sobre a avaliação: A avaliação é um processo norteado pela observação, interação e reflexão com o objetivo de orientar as diretrizes do processo educacional:I- Avaliação diagnóstica na alfabetização visa conhecer o aluno, suas habilidades de leitura e de escrita e verificar a sua competência comunicativa.II- A avaliação contínua é realizada paulatinamente, ou seja, podemos avaliar uma ou duas habilidades, de leitura ou de escrita, da metade da turma em uma aula e a outra metade na outra aula. Isso pode ser feito de forma natural, na observação de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos.III- A auto avaliação é um meio de interação, socialização e tomada de consciência do aluno como ator principal do processo educacional.IV- A avaliação ocorre somente com instrumentos sistemáticos, por exemplo, uma prova com dia e horário marcados, uma aula somente para que os alunos leiam, às vezes, de forma mecânica, apenas para cumprir o ritual de obter uma nota.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
Com base na análise sobre trecho destacada abaixo:
“Avaliar é ajudar a tomar decisões. É um processo contínuo em que se identificam as informações relevantes, se recolhem, analisam e medem os dados e comunicam informações, isto é, fatos a interpretar, que atendam a critérios de relevância para julgar as decisões possíveis de ensino, orientação dos alunos, etc.” (STUFFLEBEAM e WEBSTER, 1980).
Quais são os três principais objetivos da avaliação?
No início do ano letivo, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental e os Agentes de Apoio estão reunidos para avaliar a adaptação dos alunos que necessitam de atenção especial à nova rotina de ensino. Com relação aos objetivos dessa reunião, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Permite conhecer cada estudante individualmente em termos de necessidades, habilidades, interesses e avanços. ( ) Permite adotar práticas didáticas e de gestão do tempo para que todos os educandos participem efetivamente da aula. ( ) Permite identificar as necessidades educacionais de cada estudante. As afirmativas são, respectivamente,